As eleições para os Conselhos de Especialidade da Ordem dos Nutricionistas (ON) realizam-se no próximo dia 27 de junho. No arranque da campanha, Ana Luísa Nunes, candidata à presidência do Conselho de Especialidade de Alimentação Coletiva e Restauração, defende “a escuta como método” e a “transparência como princípio”.
Na primeira comunicação dirigida, por email, aos colegas nutricionistas, a que a VIVER SAUDÁVEL teve acesso, a responsável pela “Lista U: Unidos para Valorizar a Alimentação Coletiva e Restauração”, estipula que “mais do que um slogan”, importa “a ideia de que a valorização da especialidade se constrói em conjunto”.
A seu lado, a nutricionista conta com o apoio de Cláudia Pinto da Costa (secretária), Margarida Liz, João Miguel Pratas, Sílvia Brandão, Natália Costa e Brigite Rodrigues António (vogais), bem como Carmen Costa, Maria João Costa e Sónia Mendes (suplentes), tendo Duarte Torres como mandatário.
Especialidades ON: “Propomos um colégio ativo, próximo e participativo”
Quatro eixos fundamentais
São quatro os “eixos fundamentais” que norteiam a campanha da Lista U:
- Excelência no exercício profissional;
- Conhecimento e prática baseados na evidência;
- Presença institucional;
- Proximidade ao Colégio;
A candidatura acredita num Colégio de Especialidade com “técnica e cientificamente sólido, próximo dos pares e outros profissionais, presente nos espaços de decisão e reconhecido pelo conhecimento que representa e produz“.
A equipa reforça ainda a clareza sobre o que lhe cabe fazer: “assegurar o ciclo do especialista, produzir orientação técnica, articular com instituições, escutar os pares. A escuta como método, a transparência como princípio – é assim que tencionamos trabalhar”.
As eleições para os Conselhos de Especialidade da ON estão agendadas para dia 27 de junho. O período de votação tem início às 11h e termina às 16h, sendo que o exercício de voto poderá ser feito por via postal ou presencialmente, na sede da Ordem, “sendo vedado o voto por procuração”.
Esta é a primeira vez que os três Conselhos vão a eleições sem competição, uma vez que, no primeiro e único ato eleitoral, em 2022, dois deles contavam com duas listas candidatas.




