Terminei a licenciatura. E agora? 2008

Chega o momento mais esperado, o fim de uma licenciatura que dura quatro anos e que é o ponto de partida para a nossa vida profissional. Mas…e agora? Temos conhecimento teórico na cabeça, experiência, apenas a do estágio curricular, e um certificado na mão…o que fazemos?

Sabemos o que devemos fazer, mas como lá chegamos? A profissão de nutricionista é regulada por uma ordem profissional, a Ordem dos Nutricionistas, que estipula um período de tempo entre o final da licenciatura e a obtenção da cédula profissional, o chamado de “estágio à Ordem”. Este compreende seis meses de exercício profissional bem como um seminário e respetivo exame sobre Ética e Deontologia, uma componente fundamental de formação.

Para nós, estudantes, é inevitavelmente um momento de pressão e ansiedade. Para realizar o estágio é necessário um local que nos aceite e um orientador com, no mínimo, 5 anos de inscrição na Ordem e o curso de Ética e Deontologia que se disponibilize a supervisionar o nosso trabalho. Após ultrapassado este primeiro “obstáculo”, segue-se a análise do cronograma disponibilizado pela Ordem com todas as datas importantes a ter em conta como a da entrega dos documentos, nomeadamente o projeto de estágio e a previsão de defesa. Posteriormente, segue-se a formulação do projeto de estágio e o preenchimento de todo o formulário de inscrição, sendo que apenas depois de estes serem aceites pela Ordem dos Nutricionistas é que podemos, de facto, iniciar o Estágio de Acesso à Ordem dos Nutricionistas.

Relativamente ao local de estágio, temos a sorte de ter uma profissão bastante versátil, o que nos permite, de certa forma, escolher a área de que mais gostamos. Nutrição clínica, comunitária, desporto, pediátrica, geriatria, restauração coletiva, segurança alimentar, entre muitos outros, as opções são variadíssimas. Escolhida a área, a forma mais sensata de procurar um local de estágio é através de professores ou através da própria instituição de ensino, pois ninguém melhor do que eles para nos guiarem pelos seus contactos na área. Tomadas todas as decisões, é tempo de iniciar um novo projeto que nos abrirá as portas de acesso a uma carreira na área da Nutrição.

Maria Inês Henriques e Marta Neves,
(Direção ANEN)

Envie este conteúdo a outra pessoa