Nutrição Comunitária e Saúde Pública: Conheça o Conselho de Especialidade 1753

Com pouco mais de um ano de atividade, os três Conselhos de Especialidade da Ordem dos Nutricionistas (ON) constituem um conjunto de particularidades afetos à sua à área de atuação.

O Colégio de Nutrição Comunitária e Saúde Pública conta com 121 nutricionistas, na maioria do sexo feminino (85,1%) e com cerca de 44 anos de idade. Estão de uma forma mais presente na vida dos madeirenses, na região com mais nutricionistas por 100 mil habitantes (uma média de 4,8), seguindo-se o Norte (1,6) e os Açores (1,3).

Mesmo assim, o maior destaque vai para a região do Alentejo, com uma média de 0 especialistas.

O seu contexto profissional encontra-se destacadamente ligado ao ensino superior, com 39 profissionais. A completar o pódio estão a Administração Pública, com 25 profissionais, e atividades dos estabelecimentos de saúde com internamento (hospitais e clínicas com internamento), que registam 15 nutricionistas.

Carla Lopes é a presidente deste Conselho de Especialidade, empenhado “em desenvolver atividades que apoiem a diferenciação e a excelência do exercício profissional, fortalecendo o papel dos nutricionistas especialistas nos vários campos de atuação e nas diferentes tipologias de instituições empregadoras”.

Constituído ainda por Hugo de Sousa Lopes, Patrícia Padrão, Raquel Arteiro e Ana Teresa Madeira, a especialidade “reforça a necessidade de uma força profissional da Nutrição Comunitária e Saúde Pública mais qualificada, mais especializada nas suas diferentes vertentes de atuação, que possa dar suporte às políticas públicas ao nível local, regional, nacional e global, com fim último de servir as necessidades da população em termos de alimentação, saúde e bem-estar, fomentando, também, princípios de equidade e sustentabilidade”.

Trata-se de um órgão consultivo que “trabalha no sentido de promover um padrão de elevada qualidade e papéis de liderança na intervenção comunitária, incentivando equipas multidisciplinares e relações interinstitucionais sólidas, tendo como missão última a garantia do direito dos cidadãos a uma alimentação e nutrição de qualidade, equitativa e sustentável”.

Existe apenas um curso de especialização nesta área: na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, em articulação com o Mestrado Nutrição Comunitária e Saúde Pública.

Consulte toda a informação oficial sobre esta Especialidade da Ordem dos Nutricionistas aqui.