CESPU abre candidaturas para Pós-Graduações em Nutrição 588

Uma alimentação equilibrada e atividade física regular são a chave para a promoção de uma melhor saúde da população. Por outro lado, emerge juntar a esta equação escolhas mais sustentáveis, tendo em conta a atual degradação ambiental e dos recursos naturais a que se assiste.

As ciências da nutrição são hoje uma área de relevo, destacando-se a sua importância a vários níveis. No domínio da formação pós-graduada, a CESPU apresenta um plano formativo devidamente adaptado e que acompanha a evolução verificada no mercado de a área da nutrição.

Assim sendo, damos a conhecer o plano formativo na área da Nutrição:

Esta Pós-Graduação pretende transmitir conceitos, experiências e casos práticos da promoção de uma maior sustentabilidade alimentar. Focada nas várias etapas do ciclo de vida de um alimento, pretende transmitir conhecimentos e reflexões que permitam ao aluno fazer e aconselhar escolhas alimentares mais conscientes e sustentáveis. Para além de uma abordagem aprofundada, desde a produção ao consumo alimentar em diferentes Unidades Curriculares, será possível enriquecer esta Pós-Graduação com Seminários direcionados para diversos temas que permitam cruzar experiências no terreno e reflexões sobre novos caminhos a seguir, de forma a promover mais sustentabilidade alimentar, alicerçada nos pilares do ambiente, sociedade e economia.

É fundamental que os profissionais que trabalham na área do desporto possam adensar os seus conhecimentos técnico-científicos, no sentido de uma melhor prática profissional nesta área. Esta Pós-Graduação permitirá, assim, consolidar e/ou acrescentar conhecimento técnico-científico na área da nutrição no desporto, contribuindo para uma prática baseada na evidência científica mais atual. Simultaneamente pretende-se promover um contacto com o terreno e com a realidade profissional em locais e modalidades desportivas diversificadas.

Tendo em consideração que atualmente existe no mercado uma vasta panóplia de suplementos alimentares, acessíveis à população, é fundamental que os profissionais de saúde dominem este conceito e as suas implicações de forma a promover uma prescrição ou aconselhamento mais consciente e baseado na evidência científica mais atual. Neste contexto, esta Pós-Graduação assume-se como uma ferramenta importante para os profissionais de saúde que contactem com a área clínica de forma a adquirirem conhecimentos teóricos, práticos e técnicos sobre a suplementação alimentar, obtendo em paralelo uma visão alargada sobre a produção e mercado destes produtos em Portugal.

O curso visa estudar os processos fisiológicos relacionados com o exercício/atividade física na execução de tarefas motoras em situações de exercício e nas diversas patologias relacionadas com o sedentarismo e com o envelhecimento, salientando a sua capacidade involutiva e preventiva em contexto de doença.

Partindo do conceito de adaptação, pretende-se desenvolver no aluno um conhecimento integrado da fisiologia humana em situações de exercício físico, através de uma perspetiva sistémica abordada a diferentes níveis de complexidade.

Neste Curso de Pós-graduação, pretende-se abordar de forma profunda as bases anatomofisiológicas do organismo e as suas disfunções estéticas, para que o Profissional seja capaz de selecionar os procedimentos específicos, através de um raciocínio clínico, sem por em risco a eficácia dos tratamentos e muito menos a segurança do paciente. Para isso, serão abordadas com profundidade técnico-científica as diferentes tecnologias, procedimentos e terapêuticas que permitam o sucesso fornecendo uma evolução técnico-científica única e um aprofundamento académico imprescindível para os Profissionais de Estética que se pretendam destacar no mercado nacional.

A Pós-Graduação em Terapias Naturais e Complementares visa introduzir os profissionais de saúde na integração dos diferentes sistemas terapêuticos na abordagem da saúde, nomeadamente da Terapia Nutricional, Naturopatia, Fitoterapia, Homeopatia, Terapias e Técnicas Orientais (Medicina Tradicional Chinesa, Aromaterapia, Acupuntura, Auriculoterapia, entre outras) e demais Terapias e Técnicas Complementares (Aromaterapia, Micoterapia, Florais, Terapêutica Ortomolecular, Ozonoterapia, entre outras). Pretende-se que os profissionais de saúde desenvolvam e aprofundem conhecimentos e competências que lhe permitam realizar uma Terapêutica Integrativa.

Mais informações e candidaturas:

e-mail info@formacao.cespu.pt ou telefones 224 157 174/06.

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa