Sustentabilidade. 15 mil litros de água são necessários para produzir 1 kg de carne de vaca 1103

São necessários 15.415 litros de água para produzir 1 quilo de carne de vaca, mostra a Water Footprint Network.

“Que quantidade de água é necessária para produzir os alimentos?”. A questão é levantada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), ao apresentar 10 produtos alimentares e as quantidades de água necessária à sua produção, em valores médios. “A poupança de água não deve deixar de ter em atenção o equilíbrio nutricional da nossa alimentação diária, a utilização de energia no processo culinário, a utilização de embalagem e outros fatores importantes”, explica a instituição nas redes sociais.

Depois da carne de vaca, o destaque vai para os frutos secos: para 1 quilo são necessários 9.063 litros de água. Para a mesma quantidade alimentar, seguem-se a carne de ovelha (8.763 litros), carne de porco (5.988 litros), frango (4.325), ovos (3.265 litros), cereais (1.644), leite (1.020), fruta (962) e hortícolas (322). Veja o gráfico:

Numa recente entrevista à VIVER SAUDÁVEL, Helena Real, secretária-geral da Associação Portuguesa de Nutrição (APN), explicou que “as pessoas comem imensas quantidades de produtos de origem animal e aí está o problema”. No seguimento de um estudo britânico que analisa 57 mil produtos alimentares para sustentar que refeições à base de plantas são melhores para o ambiente do que a carne, o peixe ou o queijo, a responsável associativa garantiu que “não temos de deixar de os comer, temos é de comer pouco”. Leia o artigo completo clicando no link abaixo:

Impacto ambiental da carne, peixe e queijos: “Não temos de deixar de os comer, temos é de comer pouco”

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa