OMS alerta para não se comer fruta parcialmente podre 0 756

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para se ter cuidado e não se comer fruta ou vegetais parcialmente podres, devido aos perigos dos bolores e micotoxinas.

Numa tentativa de evitar o desperdício alimentar, muitas pessoas optam por retirar a parte podre dos alimentos e consumir o resto.

Contudo a OMS chama a atenção para este facto, pois certos alimentos que parecem parcialmente podres, estão efectivamente podres.

O perigo advém de micotoxinas e fungos que penetram nos produtos alimentares. Quando uma fruta, por exemplo a maça, parece ter uma mancha de podridão, não será seguro cortar a parte visivelmente afetada e comer o resto porque as micotoxinas ter-se-ão já espalhado pelo resto do fruto. O mesmo acontece com os bolores visíveis nos vegetais.

O conselho da OMS é para que se desfaça na totalidade, de todas as peças de fruta ou alguns alimentos quando estes estão visivelmente podres.

Esta regra aplica-se somente a frutos húmidos e de texturas suaves, nos quais as micotoxinas penetram mais facilmente, como as carnes cruas ou cozinhadas, a maioria das frutas, os iogurtes, as natas, o pão ou as frutas e vegetais moles.

Envie este conteúdo a outra pessoa