ON emite comunicado sobre noticias divulgadas de suposta nutricionista 10002

A Ordem dos Nutricionistas (ON) divulgou um comunicado sobre a sua posição relativamente às “últimas notícias publicadas sobre jejum intermitente tendo como fonte alguém falsamente intitulado como nutricionista”.

Segundo a ON, nos últimos dias os Órgãos de Comunicação Social têm divulgado noticias sobre Alexandra Vasconcelos, autora do livro “O Poder do Jejum Intermitente”, e têm-se dirigido à mesma como nutricionista.

“A Ordem dos Nutricionistas alerta que a responsável pelas declarações supramencionada não é nutricionista, pelo que não se poderá identificar, nem ser identificada, com esta nomenclatura profissional”, sublinham na nota divulgada.

A ON acrescenta ainda que “aconselha, a verificação dos profissionais através do site da organização, no qual é possível identificar quem é, de facto, nutricionista”.

Relativamente a este assunto, a Ordem esclarece que “qualquer regime alimentar deve ter por base evidência científica robusta, prescrito por nutricionista, de modo a garantir equilíbrio nutricional e a evitar perceções erróneas, de que são exemplo algumas falsas alegações divulgadas nos últimos dias, como o poder do jejum intermitente “reverter a diabetes tipo 2”.

Para além disso, relembra que “a Ordem dos Nutricionistas é a associação pública profissional que regula o acesso e o exercício da profissão de nutricionista, tendo também como atribuições a representação e a defesa dos interesses gerais da profissão, zelando pela função social, dignidade e prestígio da mesma; a atribuição, em exclusivo, do título profissional de nutricionista; e a emissão das cédulas profissionais dos nutricionistas, assim como a defesa do título profissional”, afirma no comunicado.

Envie este conteúdo a outra pessoa