Especialidade será requisito para acesso a carreira no SNS 3190

A especialização profissional será essencial para o acesso a uma carreira no Serviço Nacional de Saúde (SNS), adiantou esta quarta-feira (06) a Ordem dos Nutricionistas (ON), após reunião no Ministério da Saúde.

De acordo com a Ordem, que se encontrou com o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, o Ministério da Saúde encontra-se a desenvolver um diploma que permitirá o reconhecimento dos títulos de especialista da ON para efeitos do SNS e ingresso na carreira. Ou seja, a especialidade profissional será reconhecida como requisito para acesso à carreira no SNS, equiparando os profissionais que se encontram em situações díspares.

Neste momento, existem Nutricionistas integrados na carreira de Técnico Superior, outros na de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica e outros na de Técnico Superior de Saúde. Desta forma, a mobilidade para a última categoria será facilitada, ao permitir a contratação de novos nutricionistas e o acesso à carreira no SNS.

Revisão de carreiras em 2024

Em declarações enviadas à VIVER SAUDÁVEL, a bastonária da ON garante que “este é o o resultado de um longo trabalho entre o Ministério e a Ordem, em que se pretende resolver uma situação há muito identificada e que cria problemas ao SNS e aos nutricionistas”. Esta realidade, diz,  “leva a imensas injustiças e disparidades, porque os nutricionistas no SNS desempenham as mesmas funções, mas não se encontram todos na mesma carreira”. 

“Está a ser preparado um diploma pelo Ministério que vem prever que o título de especialista concedido pela ON seja reconhecido como requisito para aceder à carreira no SNS”, continua, para explicar que através desta medida legislativa os Nutricionistas “poderão requerer mobilidade intercarreiras “.

Reforça ainda “que a Ordem continua atenta e ativa a um outro tema igualmente importante e ao qual tem realizado esforços inequívocos para a sua concretização: a criação de uma carreira própria, tendo o Ministério da Saúde apontado que a revisão das carreiras no SNS está prevista para 2024″

1.º Encontro Nacional dos Nutricionistas Especialistas materializa “reconhecimento e diferenciação da profissão”

O Inventário Nacional dos Profissionais de Saúde, o acesso dos nutricionistas ao Registo de Saúde Eletrónico, bem como o as necessidades previsionais de nutricionistas no SNS, no contexto das novas Unidades Locais de Saúde, marcaram igualmente o encontro entre a ON e a Secretaria de Estado da Saúde.

Envie este conteúdo a outra pessoa