Alimentação Coletiva e Restauração: Conheça o Conselho de Especialidade 1628

Com pouco mais de um ano de atividade, os três Conselhos de Especialidade da Ordem dos Nutricionistas (ON) constituem um conjunto de particularidades afetos à sua à área de atuação.

A Alimentação Coletiva e Restauração é aquela que representa uma menor fatia de profissionais especializados, contando o Colégio com 115 nutricionistas, na sua maioria do sexo feminino (83,5%) e com cerca de 42 anos de idade. Estão de uma forma mais presente na vida dos nortenhos, na região com mais nutricionistas por 100 mil habitantes (uma média de 1,9), seguindo-se os Açores (1,3) e a Área Metropolitana de Lisboa (1,0).

Mesmo assim, o maior destaque vai para a região do Alentejo, sem qualquer especialista registado nesta área.

O seu contexto profissional encontra-se destacadamente ligado a “outras atividades de serviço de refeições”, tal como empresas de restauração coletiva, com 69 profissionais. A completar o pódio estão o ensino superior, com 7 profissionais, e atividades de apoio social para pessoas idosas, com alojamento, que registam 6 nutricionistas.

Helena Ávila é a presidente deste Conselho de Especialidade que “tem consciência do profundo impacto social, económico e ambiental do nutricionista desta área de atividade”. Constituído ainda por Ana Luísa Nunes, Paulo Niza, Duarte Torres e Brigite Rodrigues António, a especialidade define “o caminho para a distinção profissional que trará reconhecimento e valorização” junto da “comunidade, no mercado de trabalho e interpares”.

Trata-se de um órgão consultivo que “tem como missão ser um parceiro incansável e intransigente na defesa de um rigoroso exercício profissional da Especialidade, estabelecendo relações sinérgicas e de confiança com as outras Especialidades e restantes profissionais de saúde”. Isto enquanto respeita “os princípios éticos e deontológicos da profissão”, para “criar condições e concertar recursos para que esta Especialidade seja uma escolha de todos os Nutricionistas que trabalham em Alimentação Coletiva e Restauração”.

Existe apenas um curso de especialização em Alimentação Coletiva e Restauração: na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, em articulação com o Mestrado em Alimentação Coletiva.

Consulte toda a informação oficial sobre esta Especialidade da Ordem dos Nutricionistas aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa