
O XXIV Congresso de Nutrição e Alimentação (CNA), promovido pela Associação Portuguesa de Nutrição (APN), foi “um sucesso”. Eram esperados cerca de 1500 participantes, mas números finais aproximam-se dos 1700.
“Os nossos indicadores de sucesso foram ultrapassados”, garantiu a presidente da APN, Célia Craveiro, à VIVER SAUDÁVEL, no rescaldo da sessão de encerramento do CNA 2025, na passada sexta-feira.
Segundo a responsável, logo em janeiro, a comissão organizadora começou a ficar surpreendida pelo número de inscritos, superior ao habitual para aquela altura do ano. “O que foi bom”, garante, uma vez que havia o receio de que uma nova geografia “tivesse algum impacto” nos números, algo que acabou por não acontecer.
Data redonda no Porto
Em 2026, o CNA celebra a sua 25.ª edição na Alfândega do Porto, nos dias 28 e 29 de maio. Trata-se de “um marco” que merece ser celebrado e alvo de “um reforço”. Não havendo ainda a definição dos temas de destaque para o próximo ano, fica no ar a possibilidade de uma retrospetiva de um dos eventos que marca o calendário dos nutricionistas portugueses.
Ver esta publicação no Instagram
No futuro, a descentralização permanece em cima da mesa. No entanto, como lembra Célia Craveiro, existem muitas salas, mas nem todas são capazes de albergar a componente científica e comercial do evento, em simultâneo. Em todo o caso, a presidente da APN lembra que Braga não foi o primeiro exemplo de reunião da classe fora dos grandes centros urbanos. No passado, por exemplo, o CNA rumou a Santa Maria da Feira.