Prémios VS: Veggies4myHeart é o Projeto do Ano em Nutrição Comunitária e Saúde Pública 894

Decorreu no passado dia 25 de novembro a segunda edição dos Prémios Viver Saudável. A gala da Nutrição e dos Nutricionistas recebeu no Casino de Espinho mais de 100 convidados e entregou quatro prémios.

Depois de, na edição de estreia em 2021, ter existido apenas uma categoria de Projeto do Ano, que contemplava todas as áreas da Nutrição, a edição de 2022 dividiu esta categoria em três, afetas aos colégios de especialidade da Ordem dos Nutricionistas. A iniciativa Veggies4myHeart, promovida pelo ciTechcare – Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde do Politécnico de Leiria, foi a primeira distinção da noite.

Cátia Pontes, ideóloga do projeto, subiu a palco para receber o troféu e agradecer à Viver Saudável por “criar um elo de ligação entre os nutricionistas”. Destacou também a Câmara Municipal de Leiria e aos financiadores que “acreditaram na ideia”: “Permitiram que conseguíssemos chegar até aqui e o projeto fosse mais longe do que alguma vez imaginássemos”, referiu, para mencionar ainda os estagiários à ON e voluntários da iniciativa.

Prémios VS: Turning Trial é o Projeto do Ano em Nutrição Clínica

Finalmente, foi dada uma menção especial a toda a equipa que acreditou numa “ideia muito pessoal” e também aos alunos da licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia do Instituto Politécnico de Leiria, responsáveis por criar o jogo deste projeto vencedor na categoria de Nutrição Comunitária e Saúde Pública.

O projeto Veggies4myHeart surge “na sequência da necessidade de promover o consumo de hortícolas em idades precoces e da necessidade de criar materiais pedagógicos que apoiem a educação alimentar em idade pré-escolar, dada a escassez de recursos validados e criados por Nutricionistas”. Assim, a sua missão “consiste em criar e validar materiais pedagógicos adequados à educação alimentar em idade pré-escolar, bem como, promover o consumo de hortícolas e a literacia alimentar nesta faixa etária“, lê-se na candidatura da proposta.

Prémios VS: Heróis 0 Desperdício é o Projeto do Ano em Alimentação Coletiva e Restauração

Baseia-se na utilização de materiais pedagógicos criados por Nutricionistas especificamente para este projeto, na exposição repetida e na exploração sensorial dos hortícolas, como metodologia para promover o consumo de hortícolas em idade pré-escolar. A sua intervenção consiste em 5 sessões educativas de 20 minutos.

Prémios Viver Saudável 2022: Os vencedores da noite da Nutrição

Os PRÉMIOS VIVER SAUDÁVEL 2022 são uma iniciativa da revista VIVER SAUDÁVEL, que conta com o patrocínio da FRESENIUS KABI e da Matinal Cottage e o apoio da Associação Portuguesa de Nutrição (APN), Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP) da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-alimentares (FIPA) e da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN). A revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO, o portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews são os media partners deste evento.

Prémios VS: Veggies4myHeart é o Projeto do Ano em Nutrição Comunitária e Saúde Pública

Prémios VS: Pedro Graça é o Nutricionista do Ano e agradece reconhecimento

Envie este conteúdo a outra pessoa