Prémios VS: Turning Trial é o Projeto do Ano em Nutrição Clínica 449

Decorreu no passado dia 25 de novembro a segunda edição dos Prémios Viver Saudável. A gala da Nutrição e dos Nutricionistas recebeu no Casino de Espinho mais de 100 convidados e entregou quatro prémios.

Depois de, na edição de estreia em 2021, ter existido apenas uma categoria de Projeto do Ano, que contemplava todas as áreas da Nutrição, a edição de 2022 dividiu esta categoria em três, afetas aos colégios de especialidade da Ordem dos Nutricionistas. A iniciativa Turning Trial, promovida pela NOVA Medical School, saiu vencedora.

A nutricionista Diana Teixeira subiu a palco para agradecer “a iniciativa de alargar os prémios a diferentes áreas de atuação da nutrição” e destacar a presença de um estudo clínico na área da investigação a ser agraciado com o prémio. “Estamos num compromisso sério de trazer evidência e que cresça a evidência para o tratamento da obesidade em Portugal”, afirmou, ao apontar o contributo e apoio da NOVA Medical School.

Prémios VS: Heróis 0 Desperdício é o Projeto do Ano em Alimentação Coletiva e Restauração

“Os nosso resultados são promissores, mas ainda temos muito trabalho pela frente para tentar contribuir com mais e melhor evidência”, conclui, para instar outros nutricionistas candidatarem os seus projetos aos Prémios.

Este estudo corresponde a um “projeto de investigação clínica e de translação que resulta de uma abordagem de investigação integrativa e multidisciplinar com a colaboração de centros de investigação e instituições de ensino superior nacionais e internacionais”, lê-se na candidatura. Procura-se “desenvolver estratégias preventivas e/ou de tratamento que possam assegurar a perda de peso e reduzir o risco de complicações metabólicas a longo prazo, e a carga da doença associada à obesidade”.

Prémios VS: Pedro Graça é o Nutricionista do Ano e agradece reconhecimento

Dá-se continuidade a um estudo clínico randomizado de grupos paralelos com dois braços (intervenção e controlo), com a duração de 12 semanas de intervenção, conduzido na Norwegian University of Science and Technology, em Trondheim, Noruega. Em resumo, 28 participantes (14 em cada braço) concluíram a intervenção de 12 semanas e foram incluídos neste projeto. O grupo da intervenção com restrição energética intermitente seguiu um plano alimentar de muito baixo valor energético durante 3 dias não consecutivos e, nos restantes dias, foi prescrito um plano alimentar ajustado às necessidades individuais.

Prémios VS: Veggies4myHeart é o Projeto do Ano em Nutrição Comunitária e Saúde Pública

Os resultados deste trabalho “demonstraram que, apesar de uma perda de peso semelhante, a intervenção com restrição energética intermitente resultou em melhorias significativas na resposta inflamatória, evidenciado por uma diminuição das citocinas e quimiocinas pró-inflamatórias, e na resistência à insulina em comparação com uma intervenção com restrição energética contínua em adultos com obesidade”.

Prémios Viver Saudável 2022: Os vencedores da noite da Nutrição

Os PRÉMIOS VIVER SAUDÁVEL 2022 são uma iniciativa da revista VIVER SAUDÁVEL, que conta com o patrocínio da FRESENIUS KABI e da Matinal Cottage e o apoio da Associação Portuguesa de Nutrição (APN), Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP) da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-alimentares (FIPA) e da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN). A revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO, o portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews são os media partners deste evento.

Prémios VS: Veggies4myHeart é o Projeto do Ano em Nutrição Comunitária e Saúde Pública

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa