Prémios Viver Saudável – Os primeiros de muitos 1049

Uma das maiores gratificações de ser nutricionista há vinte anos é assistir ao crescimento da profissão, tanto a nível interno como externo. Internamente, a profissão passou já por diversas etapas, desde o surgimento dos cursos que dariam acesso à profissão de nutricionista, passando pelo processo de fusão das profissões de dietista e nutricionista, a criação da Ordem e, mais recentemente, a definição das primeiras especialidades. Mas também para fora da profissão, foram inúmeras as conquistas alcançadas pelos nutricionistas – do início tímido nos hospitais à constituição dos Serviços de Nutrição (que apesar de todo o caminho percorrido, são ainda insuficientes); da entrada de nutricionistas nos serviços de restauração coletiva (inicialmente, muito ligados ao controlo de qualidade) até à sua presença (quase) obrigatória em Escolas, Lares e outras instituições dos setores públicos e sociais; o papel crescente dos nutricionistas na indústria agroalimentar, apoiando a formulação e comunicação de alimentos mais equilibrados; o reconhecimento do papel dos nutricionistas no apoio à performance, desde o desporto amador até aos mais destacados atletas mundiais; a notoriedade e relevância hoje inegáveis dos nutricionistas na definição e implementação de políticas de saúde comunitária. Todo este espetro de ação foi conquistado em pouco mais de duas décadas, resultando hoje num reconhecimento alargado do valor da profissão.

É precisamente neste contexto de ascensão do nutricionista, testemunhada pelo número crescente de alunos nos cursos que dão acesso à profissão, que surge a revista Viver Saudável. Inicialmente uma voz para os profissionais da Nutrição, rapidamente se tornou num ponto de encontro mensal, onde através das suas páginas é possível ficar a saber o que de mais relevante acontece na profissão. Nos seis anos que agora completa, a Viver Saudável deu a conhecer as diferentes áreas de atuação dos nutricionistas, revelando os colegas que nelas trabalham e as tarefas que desenvolvem. Contribuiu para a divulgação dos mais importantes eventos da nossa área, servindo também a missão de divulgar o trabalho da Ordem e da APN. Deu ainda visibilidade àquilo que de tão bom se faz na Academia, amplificando a pesquisa e investigação nacional. Por fim, foi também capaz de agregar outros agentes do campo da Nutrição, como as indústrias alimentares e farmacêuticas ou a restauração. É seguro dizer que a revista passa pelas mãos de todos, dos ainda estudantes aos mais antigos nutricionistas!

Por tudo aquilo que foi capaz de desenvolver em apenas meia dúzia de anos, não é de estranhar o lançamento dos Prémios Viver Saudável. Um marco para a importante e necessária tarefa de divulgar, não só entre pares, mas também para a sociedade em geral, aquilo que de melhor se faz na Nutrição no nosso país. Foi por isso uma enorme alegria ver reconhecidos os primeiros premiados desta relevante distinção, nas categorias projeto do ano e nutricionista do ano: o programa “Sintra Cresce Saudável” e a Bastonária Alexandra Bento. O projeto “Sintra Cresce Saudável”, que já tinha sido premiado nos EU Health Awards 2019, é um excelente exemplo de como a nutrição e alimentação podem ser motores para uma série de transformações na vida de crianças e jovens, com vista a populações mais saudáveis. E pela forma como envolve diferentes agentes (autarquia, academia, saúde e educação) é revelador do impacto que a ação dos nutricionistas pode ter na sociedade – no curto, mas sobretudo a longo prazo! Quanto à primeira galardoada com o prémio nutricionista do ano, a atribuição acaba por ser reveladora do papel da Prof. Alexandra Bento na vida da própria profissão. Apesar de ser uma figura incontornável na história dos nutricionistas, este não foi um “prémio carreira”, mas sim um estímulo adicional para que possa continuar a dar o seu valioso contributo para o reconhecimento da profissão. E porque há tantos outros colegas a desenvolver trabalho válido e importante na Nutrição nacional, não restam dúvidas que estes Prémios Viver Saudável foram os primeiros de muitos que estão por vir!

Rodrigo Abreu
Nutricionista – Managing Partner na Rodrigo Abreu & Associados
Fundador do Atelier de Nutrição

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa