ON retoma Ciclo de Visitas aos Estabelecimentos de Ensino Superior que formam nutricionistas 923

A Ordem dos Nutricionistas anunciou que vai retomar, este mês de abril e durante maio, o Ciclo de Visitas aos Estabelecimentos de Ensino Superior que ministram licenciaturas conducentes à profissão de nutricionista. Esta iniciativa estava em curso há praticamente três anos, em março de 2020, e foi então suspensa devido à pandemia Covid-19.

Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas referiu citada em comunicado que “estas visitas dão a possibilidade acrescida de partilharmos ideias, opiniões, desafios e diferentes perspetivas e perceber no terreno a evolução, nos últimos anos, da formação dos nutricionistas, e tendências futuras”.

“No entanto, este Ciclo de Visitas verterá ainda na oferta formativa dos Estabelecimentos de Ensino Superior, porque é uma área fundamental no que diz respeito à qualidade e diferenciação dos futuros profissionais”, lê-se ainda na nota.

Para Alexandra Bento, “uma oferta formativa vasta e diferenciada permite, sem dúvida alguma, o desenvolvimento de uma formação mais consistente, robusta e completa. A formação ao longo da vida é um processo que deve garantir conhecimentos atualizados, especializados, mas também permitir alcançar competências transversais para que o nutricionista esteja preparado para as contantes mudanças da sociedade”.

Pretende-se ainda conhecer iniciativas inovadoras no contexto da formação académica, bem como conhecer mais de perto as perspetivas das Instituições no que respeita à profissão de nutricionista na atualidade e nos próximos anos. Para a Bastonária da Ordem dos Nutricionistas o retomar deste Ciclo de Visitas era algo há muito esperado, uma vez que é reconhecido “que estas iniciativas permitem sublinhar a excelente ligação entre a Ordem a Nutricionistas, enquanto regulador, e a Academia enquanto formador dos futuros nutricionistas”.

A Bastonária da Ordem dos Nutricionistas far-se-á acompanhar pelo vice-presidente da Direção, José Camolas, bem como por elementos da sua assessoria.

As visitas iniciam-se na próximo dia 11 de abril e terminarão a 22 de maio, às seguintes Instituições: Universidade Lusófona, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, Instituto Universitário Egas Moniz, NOVA Medical School, Universidade Atlântica e Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve.

Recorde-se que em 2020 a Ordem dos Nutricionistas já tinha visitado: Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Universidade Fernando Pessoa, Instituto Universitário de Ciências da Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola Superior de Saúde de Bragança, Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra e Escola Superior de Saúde de Leiria.

Envie este conteúdo a outra pessoa