
A nutricionista Conceição Calhau é candidata ao novo Conselho de Supervisão da Ordem dos Médicos, cujas eleições acontecem entre 29 de maio e 3 de junho.
“Sem tretas, com coragem, transparência e conhecimento”, a professora catedrática na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa faz parte de uma das duas listas candidatas a este novo órgão.
A equipa é composta por 16 nomes, sendo 8 deles compostos por académicos ligados ao ensino de medicina. Recorde-se que, tal como acontece com a Ordem dos Nutricionistas, o Conselho de Supervisão será composto por profissionais da área e colegas de outras profissões, como dita a lei.
Num vídeo publicado nas redes sociais, a nutricionista assume-se como defensora da multidisciplinaridade necessária ao Conselho e informa que o novo órgão será relevante pelo seu “rigor e transparência”. “É muita importante o não ter agenda própria: representamos a ciência e o ensino da medicina em Portugal”, acrescenta, ao deixar clara a sua intenção de contribuir para a “dignidade da profissão de médico”.
Do mediterrânico ao processado: a dieta portuguesa após a ditadura
De acordo com a candidatura da lista, “os eleitos devem formar uma equipa coesa, entrosada e decidida que, sem unanimismos artificiais ou de conveniência, possa cumprir eficiente e sensatamente os objetivos inerentes ao cargo com o desígnio maior de contribuir para a dignificação e engrandecimento da Ordem dos Médicos e, portanto, dos médicos”.