ANEN impulsiona a criação do Conselho Nacional de Escolas de Nutrição 353

No passado dia 25 de novembro de 2021, o Senado da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN), Órgão Social no qual se fazem representar as Associações e os Núcleos de Estudantes de Ciências da Nutrição, realizou a sua primeira Reunião Ordinária, um marco de elevada importância para todos os estudantes, entidades parceiras e Associados da ANEN.

Como principal resultado deste momento histórico, realçamos que a Direção da ANEN, com o apoio dos seus Associados representados em Senado, pretende impulsionar a criação do Conselho Nacional de Escolas de Nutrição (CNEN).

À semelhança de outras áreas da saúde, consideramos que a criação de uma entidade que congregue todas as Instituições de Ensino com formação na área das Ciências da Nutrição é uma prioridade urgente, sendo um dos maiores focos deste mandato.

Esta entidade terá como objetivo a reflexão conjunta sobre a qualidade e atualidade do ensino na área da Nutrição, a tomada de posição relativamente a problemáticas associadas à profissão de Nutricionista e a emissão de comunicados e documentos estratégicos face a medidas legislativas e de saúde pública inerentes a esta área.

Tendo em consideração que já existe uma Associação que representa todos os estudantes de Ciências da Nutrição a nível nacional, cuja missão primordial é o debate sobre temas estruturantes da nossa área, também a criação de uma aliança entre as Instituições de Ensino nos parece uma forma eficaz de as unir e, consequentemente, tomar decisões em conjunto que favoreçam o ensino e a profissão, porque todos juntos terão, certamente, mais força.

Assim, existindo esta entidade, podemos fomentar uma “conserva a três”, entre a ANEN, o CNEN e a Ordem dos Nutricionistas, facilitando a comunicação e a tomada de decisão.

No entanto, esta proposta não é uma novidade nunca antes vista! Já existe o Conselho de Escolas Médicas Portuguesas e o Conselho das Escolas Médico-Dentárias, a título de exemplo. Estas entidades têm o mesmo objetivo que o CNEN – permitir que as Instituições de Ensino comuniquem entre si e cheguem a consensos, de modo a que as suas posições tenham mais impacto, sempre com a perspetiva de fazer o melhor pelos estudantes que se tornarão, em breve, profissionais de saúde.

O próximo passo será expor a nossa proposta e iniciar uma reflexão junto das Instituições de Ensino, averiguando o seu interesse e compromisso perante esta iniciativa, bem como o apoio das entidades parceiras da ANEN.

O propósito final será unir esforços em prol da valorização do nosso ensino e futura profissão.

Ana Raquel Branco e Beatriz Barbosa
Presidente e Vice-Presidente da Direção da ANEN

Envie este conteúdo a outra pessoa