Simpósio de Nutrição e Doença inflamatória intestinal este mês na FCNAUP 468

A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) recebe, no próximo dia 29 de março, o “Simpósio Nutrição e Doença inflamatória intestinal”.

No Auditório Professor Doutor Norberto Teixeira Santos, ao longo do dia, vão ser debatidas variadas temáticas com o objetivo de “apresentar as descobertas mais recentes na área da Doença Inflamatória Intestinal (DII); explorar estratégias multidisciplinares para o tratamento da DII; discutir o papel da nutrição no tratamento e prevenção da DII e fomentar a colaboração interprofissional entre médicos, nutricionistas, enfermeiros e outros profissionais de saúde envolvidos no cuidado de pacientes com DII“, avança a organização.

Desenvolvido pela Associação Lusíadas Knowledge Center, em parceria com a FCNAUP, este simpósio “oferece uma oportunidade única de discussão, trabalho em rede e atualização com alguns dos melhores especialistas na área e destina-se a profissionais de saúde e investigadores no campo da alimentação, nutrição e DII”.

Programa Completo 

O evento começa com a sessão de boas-vindas, com a presença de Pedro Graça (diretor da FCNAUP), Alexandre Pereira (diretor clínico do Hospital Lusíadas), Guilherme Macedo (coordenador de gastrenterologia: Hospital Lusíadas Porto), Pedro Moreira (diretor do mestrado em Nutrição Pediátrica) e Diana e Silva (comissão científica do mestrado em Nutrição Pediátrica).

Segue-se uma sessão inaugural intitulada “A situação da doença inflamatória intestinal em Portugal“, com Susana Lopes, que também fará parte do Painel A (“Doença inflamatória intestinal: Do Diagnóstico ao Tratamento“) no momento “Quando e como diagnosticar: A clínica e a endoscopia”. Já Ana Patrícia Andrade será responsável pelos “Algoritmos de decisão terapêutica”. Susana Lopes e Pedro Moreira são os moderadores.

Depois de uma pausa, o Painel B (“Intervenção: Diferentes tipos de abordagem“, com moderação de Cármen Brás Silva e Rosa Coelho) vai debater a “Intolerância ao glúten não celíaca – Diagnosticável clinicamente ou um Mito?” (Rosa Coelho) e o “Uso de Agonistas dos recetores das Incretinas no tratamento da Diabetes e da Obesidade – Implicações no Estado Nutricional” (Alejandro Santos).

Alimentação saudável e nutricionalmente adequada nas escolas de Almada

O último painel (“Intervenção e Abordagem na Idade Pediátrica“, moderado por Diana e Silva e Ana Luísa Mendes) tem como áreas de foco a “Doença inflamatória intestinal – Da clínica ao diagnóstico” (Marta Tavares), a “Doença de Crohn e Colite Ulcerosa – Abordagem nutricional” (Sofia Guimarães), o “Tratamento farmacológico da doença inflamatória na idade pediátrica” (Jorge Amil Dias) e “O contributo da Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino” (Ana Sampaio).

Pedro Graça, Alexandre Pereira, Guilherme Macedo, Pedro Moreira e Diana e Silva são os responsáveis pela Sessão de Encerramento. Saiba mais sobre o evento aqui.