SERHS Food prepara dieta exclusiva para doentes com Covid-19 569

O departamento alimentar da SERHS FOOD, juntamente com o Departamento de Nutrição do Hospital de Arnau, em Vilanova, e o Hospital Santa María de Lleida, criou uma Dieta Covid-19, especialmente dedicada a doentes não críticos e de acordo com a sua condição de doença.

O objetivo da dieta é «prevenir, diagnosticar e tratar precocemente a desnutrição para melhorar não só o prognóstico da doença, mas também o processo de recuperação», pode ler-se no comunicado da empresa.

As principais sociedades e associações de nutrição clínica do mundo, incluindo a SEEN (Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição), consideram que a terapia nutricional deve ser considerada parte do tratamento básico dos Doentes com Covid-19. As recomendações de diferentes sociedades e associações concordam que a primeira estratégia de intervenção nutricional deve ser a adaptação da dieta hospitalar (textura, preferências e aversões alimentares, etc.) para promover e aumentar o consumo.

Neste sentido, a Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição recomenda uma dieta de elevada densidade nutricional a todos os doentes admitidos pela Covid-19, com uma contribuição de 25-30 kcal/kg/dia e cerca de 1,5 g de proteína.

O principal objetivo desta dieta não é aumentar a quantidade de alimentos diários ingeridos, mas aumentar a densidade calórica e proteica dos mesmos. Foi preparado um menu adaptado a estas necessidades nutricionais e que é uma dieta de fácil mastigação, hiperproteína e fracionada em 5 refeições (pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar e ceia) onde as principais características são:
• Pratos fáceis de mastigar para facilitar a ingestão em casos de fadiga e de baixo apetite, evitando assim um excesso de temperatura na hora da refeição;
• Pratos enriquecidos com alimentos proteicos naturais para satisfazer os requisitos nutricionais recomendados;
• A ceia é composta por um laticínio;
• No momento da admissão do paciente, e como lembrete, uma vez por semana até que a evolução do paciente permita que a dieta progrida, são dadas recomendações através de um cartão informativo.

Envie este conteúdo a outra pessoa