FAO lança novo domínio sobre alimentação e dieta 894

A Organização das Nações para a Alimentação e Agricultura (FAO) anunciou na passada quinta-feira, dia 1 de fevereiro de 2024, a criação de um novo domínio no portal FAOSTAT, com o objetivo de colmatar lacunas de dados e contribuir para uma melhor orientação para políticas de sistemas agroalimentares sensíveis à nutrição.

Em comunicado, a FAO explica tratar-se de um domínio com “estatísticas harmonizadas de alimentos e nutrientes de diferentes tipos e fontes de dados dietéticos”. A disponibilidade, o consumo aparente, a ingestão alimentar, a energia e 17 nutrientes principais fazem parte das dimensões analisadas.

Estão disponíveis estatísticas de 2010 referentes a 186 países e que apresentam dados recolhidos sobre consumo e despesa familiares, bem como informações sobre a ingestão de alimentos e nutrientes provenientes da ingestão individual representativas a nível nacional. O novo domínio providencia ainda informação crítica sobre nutrientes, “muito além” das calorias.

De acordo com Lynnette Neufeld, diretora de Alimentação e Nutrição da FAO, “as dietas são o elo entre os sistemas alimentares e muitos resultados nutricionais e de saúde”. A responsável aponta serem necessárias estatísticas “robustas sobre a disponibilidade de alimentos e nutrientes e o consumo de alimentos e nutrientes a nível familiar e individual para ajudar a compreender a situação local e poder desenvolver políticas e programas que permitam dietas saudáveis ​​para todos”.

Por sua vez, José Rosero Moncayo, estatístico chefe da FAO e diretor da Divisão de Estatística, refere que o novo domínio “responde a uma necessidade crítica de melhorar a disponibilidade de dados para informar a transformação dos sistemas agroalimentares num sistema que produza os alimentos nutritivos e saudáveis ​​necessários para alcançar dietas saudáveis ​​para todos”. Para isso, é necessário harmonizar as estatísticas disponíveis, refere.

Conheça aqui o novo domínio da FAO sobre alimentação e dieta.

Envie este conteúdo a outra pessoa