Questionário ON: “Preocupação com pessoas que se autodenominam nutricionistas” 1132

A Ordem dos Nutricionistas (ON) realizou um questionário para melhor compreender o nível de satisfação, com os serviços prestados, pelos membros, no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade (ISO9001:2015).

No relatório ‘Avaliação da satisfação dos serviços prestados pela Ordem dos Nutricionistas’, a ON denota que os seus membros sentem a “necessidade de melhorias na comunicação, incluindo maior clareza nos e-mails e resposta mais rápidas”, havendo ainda “críticas à qualidade das comunicações públicas”. Porém, propõem a “criação de uma newsletter para compartilhar informações importantes”.

Regulação e fiscalização

No campo da atualização de pareceres e denúncias, a ON sublinha que há “sugestões para atualização dos pareceres e respostas mais rápidas a casos de denúncia de desempenho de funções por pessoas sem habilitação ou cédula profissional”.

Aliás, os membros demonstraram mesmo “preocupação com pessoas que se autodenominam nutricionistas, não sendo detentores de cédula profissional, prejudicando o prestígio dos profissionais qualificados”.

Daí haver “pedidos de uma fiscalização mais rigorosa para garantir que apenas aqueles com cédula profissional exerçam a profissão”.

Questionário ON: “Vários membros sentem que a Ordem não fornece o apoio necessário”

Discriminação profissional

A ON concluiu ainda haver “comparação desfavorável da profissão de nutricionista em Portugal em relação ao Brasil, com frustração pela falta de oportunidades e reconhecimento”. Assim como haver “experiência de discriminação durante o percurso profissional”.