Nutricionista apresenta Roda dos Alimentos para vegetarianos 3943

A nutricionista Ana Isabel Monteiro apresentou uma alternativa à clássica Roda dos Alimentos, estritamente vegetariana, no seu livro “Vegetariano nas Quatro Estações”.

A Roda dos Alimentos é um guia para se seguir uma alimentação saudável, variada, completa e equilibrada, que tem por base a Dieta Mediterrânica. Para os vegetarianos, este guia não está adequado pois apresenta porções de carne e pescado a serem consumidas. Por isso, a nutricionista Ana Isabel Monteiro decidiu fazer uma Roda dos Alimentos direcionada a um vegetariano.

A nutricionista apresenta várias opções, incluindo ovos e lacticínios, mas referenciando que os mesmos não são de consumo obrigatórios, dando alternativas dentro dos respetivos grupos aos quais pertencem estes alimentos.

A Roda dos Alimentos apresentada, tem como base um consumo diário de cerca de 2000 Kcal, considerando o contributo de cada grupo alimentar. A grande diferença em relação à Roda dos Alimentos original é a exclusão do grupo da carne e do pescado, e o aumento considerável do contributo das leguminosas, que são, essencialmente, fonte de proteína, mas também os hidratos de carbono. Dessa forma, o contributo dos cereais, derivados e tubérculos (fontes de hidratos de carbono por excelência) acaba por ser mais reduzido.

Outra diferente tem a ver com as sementes e oleaginosas, boas fontes de gordura, que não estão representadas na Roda dos Alimentos tradicional, mas que nesta nova versão ganham o seu próprio grupo, sendo que o grupo do azeite e óleos perde, por isso, alguma representatividade.

O livro da nutricionista apresenta várias opções, descreve cada grupo de alimentos, assim como a quantidade necessária a ser consumida. O grupo 1 é dedicado à fruta; o grupo 2 refere-se às hortícolas e cogumelos, o grupo 3 às leguminosas, seitan, ovos; o grupo 4 aos grupo 4 aos cereais, derivados e tubérculos; o grupo 5 aos laticínios e/ou alternativas vegetais; o grupo 6 às oleaginosas e sementes, amendoim; e o último grupo refere-se ao azeite e aos óleos.

A água, por ser essencial e estar presente em todos os outros alimentos (à exceção do azeite e óleos), não tem um grupo próprio, tal como na Roda dos Alimentos original, integrando todos eles.

Envie este conteúdo a outra pessoa