Miguel Guimarães: Nutricionistas “não têm razões para estarem preocupados” com os médicos 1232

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos (OM), garantiu em exclusivo à Viver Saudável que se vai sentar à mesa com Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON), já na próxima semana, e que a classe “não tem razões” para estar preocupada com a Competência de Nutrição Clínica por parte de médicos.

“Entendi, da leitura que fiz de uma conversa muito rápida que tive com a bastonária [Alexandra Bento], que os nutricionistas estão muito preocupados, mas não têm razões para estarem preocupados porque os médicos não vão fazer aquilo que os nutricionistas estão a fazer nem vão ocupar o espaço dos nutricionistas”, garantiu o representante dos médicos à Viver Saudável, à margem do 14.º Congresso das Farmácias.

Miguel Guimarães deixou ainda claro que “não foi esse o objetivo desta competência”, explicando as relevâncias e objetivos da mesma, cujos contornos poderá conhecer na próxima edição da revista VS.

Garantida fica, para já, uma reunião formal entre as duas entidades já na próxima semana. O encontro, cuja data será “programada ainda hoje”, deverá acontecer “terça ou quarta-feira”, no Porto.

A criação de um Colégio da Competência de Nutrição Clínica por parte da Ordem dos Médicos foi criticado pela ON, que admite partir para vias judiciais, e pela Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN), que fala na “desacreditação” da profissão. Nas redes sociais, vários nutricionistas também mostraram o seu desagrado.

Envie este conteúdo a outra pessoa