Estudo revela que os alimentos processados aumentam o aparecimento de doenças crónicas 240

De acordo com um estudo, da revista científica PLOS Pathogens, os produtos alimentares processados podem promover o aparecimento de doenças crónicas, como a diabetes.

Os investigadores concluem que a alteração de uma dieta baseada em leguminosas para uma alimentação processada e rica em gordura promove a infeção pelo patógeno citrobacter rodentium.

Os microrganismos do intestino fornecem uma série de benefícios, como a proteção do hospedeiro contra patogénicos bacterianos. A dieta alimentar pode influenciar a atuação destes microrganismos, que dependem fortemente dos hidratos de carbono, como, por exemplo, as fibras.

A alimentação ocidental contém grandes quantidades de alimentos processados, tais como: a carne vermelha, os laticínios, os alimentos ricos em açúcar e outros alimentos pré-embalados. Devido à ausência de carece de fibras, que são necessárias para sustentar a microbiota intestinal, existe um risco maior de desenvolver doenças crónicas.

Os cientistas defendem que a alimentação ocidental reduz o número de bactérias intestinais e compromete o sistema imunológico e a defesa do corpo.

Pode consultar o estudo aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa