Conselho Nacional de Escolas de Nutrição – Do impulsionar à criação  653

Passados oito meses desde a conceptualização do Conselho Nacional de Escolas de Nutrição (CNEN) pela Direção da ANEN, junto dos seus Associados, representados em Senado, esta estrutura é, efetivamente, criada.

O impulsionar da criação desta entidade por parte dos estudantes foi essencial à congregação de todas as Instituições de Ensino Superior na área da Nutrição, tanto das licenciaturas em Ciências da Nutrição como em Dietética e Nutrição, idealizando um espaço de partilha e discussão, permitindo a adoção de novas medidas educativas que contribuíssem para a constante evolução e melhoria da formação académica.

A constituição da entidade foi votada e aprovada no dia 16 de julho, numa reunião à distância que contou com os representantes das Instituições de Ensino que lecionam Nutrição em Portugal. Desse importante momento, ficou estabelecido o principal objetivo desta entidade – a otimização do ensino e da investigação na área da Nutrição – e, dessa forma, será possível que tomem decisões conjuntas que favoreçam o ensino, a profissão e a investigação.

Contudo, esta reunião não foi o primeiro momento que fez juntar todos os representantes. A 22 de maio, no Pólo Zero, no Porto, decorreu a “Cerimónia de Compromisso para a criação do Conselho Nacional de Escolas de Nutrição”. Este momento simbólico, marcado pelo reconhecimento da importância da discussão para a criação desta entidade, contou com a partilha e debate das expectativas associadas à constituição do CNEN e o compromisso em participar ativamente na discussão para o estabelecimento do CNEN em conjunto.

O próximo passo passará, certamente, pela elaboração de um documento regulador para esta entidade para que, seguidamente, possa ser dado início a um conjunto de discussões profícuas para todos os envolvidos sobre temáticas relevantes para os estudantes, futuros Nutricionistas.

Por Beatriz Barbosa Santos e Maria Manuel Velosa
Vice-Presidente e Vogal da Direção da ANEN

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa