APCL promove partilha de conhecimento sobre o mieloma múltiplo em Coimbra 1296

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) vai organizar, no dia 28 de outubro, com início às 09h15 e final previsto para as 17h45, no Tivoli Coimbra Hotel, um seminário dedicado ao mieloma múltiplo. Na sessão, dirigida a doentes, cuidadores e profissionais de saúde que lidam com o mieloma múltiplo, serão apresentados os resultados do estudo ‘Viver com o mieloma múltiplo: impacto na vida dos doentes em Portugal’.

“O mieloma múltiplo é uma doença hemato-oncológica rara, o que torna a promoção da educação sobre a doença fulcral. Estes seminários procuram proporcionar aos doentes, cuidadores e profissionais de saúde um aprofundamento dos seus conhecimentos no que diz respeito a esta patologia”, explica Manuel Abecasis, Presidente da APCL.

O evento, que vai decorrer exclusivamente em formato presencial, vai contar com várias palestras centradas em diversos aspetos da doença, como terapêuticas novas e atuais na área do mieloma múltiplo, relação da doença com a estrutura óssea, os cuidados essenciais para os cuidadores e a importância do apoio emocional e grupos de apoio nesta patologia. Durante a sessão, Cristina João, hematologista na Fundação Champalimaud, irá apresentar os resultados do estudo ‘Viver com o mieloma múltiplo: impacto na vida dos doentes em Portugal’.

Haverá ainda uma mesa redonda para refletir sobre a gestão dos efeitos adversos das novas terapêuticas, que terá o contributo de Rui Bergantim, hematologista no Centro Hospitalar e Universitário de São João; João Gil, oftalmologista no CHUC; Mariana Reis, nefrologista no CHUC; Beatriz Santos, cardiologista no CHUC; e Ana Cabral, psiquiatra também no CHUC. A moderação deste momento, que vai permitir conhecer as várias perspetivas de diferentes especialistas, ficará a cargo de Catarina Geraldes, hematologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

A inscrição no evento é gratuita e pode ser feita através de formulário online, por email para geral@apcl.pt ou através do contacto telefónico 213 422 205. A iniciativa conta com o apoio das farmacêuticas GSK, Janssen, Sanofi, Sebia e Takeda.

Envie este conteúdo a outra pessoa