ANEN – uma voz ativa da juventude 690

No passado dia 16 de janeiro decorreu a 89.ª Assembleia Geral do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), na qual a Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN) foi eleita, na pessoa da Ana Raquel Branco para a Direção do CNJ.

O CNJ, enquanto Plataforma representativa das organizações de juventude de âmbito nacional, abrangendo as mais diversas expressões da participação jovem, promove o desenvolvimento do espírito crítico através do diálogo entre as diversas entidades que o constituem, abordando temas relacionados com a saúde e bem-estar, educação, ciência e cultura, inovação, emancipação jovem, entre outros. Deste modo, o CNJ trabalha em prol dos interesses de todos os jovens portugueses, sendo reconhecido pelo Estado enquanto parceiro em matéria de políticas de juventude.

A ANEN acredita, portanto, que a missão do CNJ em muito se interliga com os objetivos delineados para este mandato e que a sua integração direta na Direção do CNJ é mais um passo para a sua afirmação enquanto Associação Federativa de referência.

Por conseguinte, para este mandato, a ANEN, para além de representar todos os estudantes de Nutrição a nível nacional, pretende ser uma voz ativa, pragmática e firme na defesa dos interesses de todas as áreas das Ciências da Saúde, incidindo nos mais variados temas, tais como saúde mental, alimentação e atividade física.

Neste sentido, ambicionamos desenvolver iniciativas que nos aproximem da juventude e elaborar documentos estratégicos, auxiliando os decisores políticos nas tomadas de decisão e contribuindo, deste modo, para o melhor estado da saúde pública com foco na população jovem.

A ANEN sente-se capaz de prestar o seu contributo significativo para o desenvolvimento e promoção jovem, transmitindo uma visão diferenciada para a construção de soluções e medidas efetivas. Pretende, igualmente, reerguer políticas educativas e de saúde essenciais e, de certa forma, garantir um futuro profissional meritório de todos os jovens.

Em suma, a ANEN, na sua visão multidisciplinar, pretende elevar e promover a integração das áreas das Ciências da Saúde, privilegiando sempre a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos jovens.

Por Ana Raquel Branco e Leonor Pinto
Presidente e Vogal da Direção da ANEN

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa