Ressonância Magnética: clínicas Joaquim Chaves melhoram espaços e experiência dos pacientes 1058

É um exame que causa ansiedade a muitos daqueles que têm que fazê-lo, não por causar dor, mas pela sensação de claustrofobia. Contudo, segundo Carla Sá, Técnica Superior de Radiologia, responsável pelo serviço de Imagiologia das Clinicas Médicas da Joaquim Chaves Saúde, “a Ressonância Magnética é um dos exames mais avançados de diagnóstico por imagem. No entanto, pode demorar entre vinte a sessenta minutos, é barulhento (o que está inerente ao funcionamento do equipamento) e realizado em ambiente fechado”. Para melhorar a experiência dos pacientes, a Joaquim Chaves dispõe agora, nas suas três clínicas (Cascais, Miraflores e Sintra), novos espaços para a realização deste exame, onde tudo foi pensado ao pormenor, com o intuito de “criar um ambiente agradável, de modo a obter bons resultados”, já que “é fundamental, em saúde, ambientes que transmitam tranquilidade, harmonia e conforto e, assim, minimizem o excesso de tensão e apreensão durante o tempo do exame”.

“A iluminação e as cores são fatores que atuam no equilíbrio psicofisiológico dos pacientes”. Por isso, desde a decoração até aos equipamentos, quem procura as clínicas Joaquim Chaves para realizar uma Ressonância Magnética tem agora à sua disposição um serviço melhorado. Cada uma das salas de exame das clínicas foi decorada com base num tema – Clínica de Cascais: praia, com vista para a Ponta do Salmôdo e para o farol de Santa Marta; Clínica de Sintra: serra de Sintra, com imagens do Palácio de Sintra; Clínica de Miraflores: Parque Urbano de Miraflores, com vista para a ribeira de Algés –, para que o paciente possa “entrar numa sala que transmita uma sensação de espaço amplo, luminoso, tranquilo, transportando-o, através da ilusão ótica, para um sítio que não a sala de exame”. Como refere Carla Sá, isto “ajudará, em muito, a eliminar o excesso de tensão e ansiedade, permitindo maior colaboração do paciente durante o exame, o que resulta em qualidade e celeridade do mesmo”.
Atualmente, os “equipamentos recentes já têm um diâmetro de abertura maior, melhor iluminação e o ‘tubo’ é aberto nas duas extremidades, ajudando a reduzir a claustrofobia”. Ainda assim, na maioria dos locais, o exame é realizado num ambiente simples, onde é pedido a quem realiza este exame que imagine estes cenários tranquilos, de olhos fechados. Nas clínicas Joaquim Chaves, com esta decoração, com estes novos equipamentos e ainda com a possibilidade do paciente ouvir música durante o exame, estes têm uma experiência melhorada, com um atendimento diferenciado.

Sobre a Joaquim Chaves Saúde
A Joaquim Chaves Saúde (JCS) é um grupo português que, desde 1959, opera exclusivamente no setor da saúde, participando com competência e elevada qualidade no progresso da medicina, num percurso de rigor e qualidade na prestação de cuidados de saúde às populações.
Com mais de 6 décadas de existência, a JCS tem uma posição consolidada e de reconhecido relevo no domínio da medicina em Portugal, sendo um dos importantes protagonistas na prestação de cuidados de saúde no nosso país. Atualmente, a JCS disponibiliza inúmeros serviços através dos seus Laboratórios de Análises Clínicas, Genética e Anatomia Patológica, Clínicas Médicas, Clínicas de Radioncologia e Health Clubs, localizados em Portugal Continental, Açores, Madeira e Moçambique.

Envie este conteúdo a outra pessoa