Reflexões e perspetivas de futuro nas IV Jornadas Lusófonas de Nutrição 798

No passado dia 15 de Março de 2024, o Auditório Agostinho da Silva do Centro Universitário de Lisboa da Universidade Lusófona foi palco das tão aguardadas IV Jornadas Lusófonas de Nutrição. O evento reuniu especialistas de renome, estudantes e profissionais das Ciências da Nutrição, proporcionando um espaço de partilha de conhecimento e reflexão sobre os desafios e perspetivas no âmbito da alimentação e saúde, presentes e futuras.

Com uma abordagem multidisciplinar, as Jornadas destacaram a importância da Nutrição como pilar fundamental para a promoção de estilos de vida saudáveis na prevenção de patologias. O evento contou com quatro sessões principais dedicadas a Nutrição clínica, Nutrição materno-infantil, Políticas alimentares e Nutrição desportiva.

Na abertura das IV Jornadas Lusófonas de Nutrição esteve presente a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Liliana Sousa, que seguidamente proporcionou uma comunicação oral sobre o papel da Nutrição no doente crítico, sua área de atuação e especialização. A sessão de nutrição clínica contou ainda com a participação de Fernando Pinto da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, de Rogério Ribeiro da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e de Tatiana Fontes, investigadora do CBIOS – U.Lusófona.

A segunda sessão do dia, contou com a comunicação oral sobre alergias alimentares na infância proferida por Inês Pádua (CESPU), enquanto que Maria Fernandez abordou o tópico da introdução alimentar e em especial o Baby Lead Weaning.

Após o almoço, Francisco Guerreiro, eurodeputado pelo grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia (Verdes/ALE) no Parlamento Europeu, proporcionou um debate sobre políticas alimentares e sobretudo sobre o impacto do consumo de produtos de origem animal e vegetal no futuro e na sustentabilidade do planeta.

As IV Jornadas Lusófonas de Nutrição encerraram com a presença de Maria Roriz, coordenadora do departamento de Nutrição do F.C.Porto – Dragon Force, sobre o papel da Nutrição no desenvolvimento do atleta infantil. De seguida, João Ruano e Sofia Lopes abordaram o tópico do consumo de suplementos alimentares por atletas e frequentadores de ginásios, respetivamente.

Além das sessões principais, as IV Jornadas Lusófonas de Nutrição proporcionaram ainda a oportunidade para os participantes interagirem e trocarem experiências através de apresentações de pósters e de flash-talks.

No encerramento das Jornadas, ficou evidente o compromisso coletivo em continuar a promover a educação nutricional e a incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis, contribuindo assim para o bem-estar e qualidade de vida da população.

Em resumo, as IV Jornadas Lusófonas de Nutrição foram um sucesso, reunindo especialistas, estudantes e profissionais em torno de um objetivo comum: promover a saúde através da Nutrição.

Envie este conteúdo a outra pessoa