“Quem come mal é mais vulnerável a problemas de saúde mental” [O Podcast dos Nutricionistas] 2233

No segundo episódio de Viver Saudável – O Podcast dos Nutricionistas o tema de conversa foi a relação entre nutrição e saúde mental. Para tal, foram convidados a participar Gabriela Ribeiro, nutricionista especialista em nutrição clínica e professora auxiliar convidada na Nova Medical School, e ainda José Caldas de Almeida, professor catedrático jubilado de Psiquiatria e Saúde Mental na mesma instituição de ensino, profissional que, entre outros cargos, coordenou o Programa de Saúde Mental da OMS para as Américas e integrou o comité científico de 14 publicações da Organização Mundial da Saúde. Foi ainda presidente do Conselho Nacional da Saúde Mental e, de 2008 a 2011, foi nomeado Coordenador Nacional para a Saúde Mental, tendo sido responsável pela implementação do Plano Nacional de Saúde Mental até 2011.

Se a presença do professor José Caldas de Almeida era essencial para a compreensão de diversos fatores a nível da saúde mental relacionada, principalmente e neste caso, com a comida, Gabriel Ribeiro foi também essencial, visto ser uma nutricionista cujos interesses passam sobretudo sobre comportamentos alimentares e obesidade, ainda com objetivos naquilo a que podemos chamar food rewards.

Na conversa, moderada pelo jornalista Rui Salvador, ambos os convidados abordam a temática lançada a debate de forma direta, mas também de maneira interligada e sem descurar a importância das áreas (saúde mental e nutrição) na ligação e lidação com estes dois temas. Além de um panorama geral do tema, é ainda abordada a relação intestino-cérebro, o que tem sido feito na área da nutrição a nível de estudos e também a ligação que, por exemplo, a alimentação desde bebé pode influenciar a vida.

“Quem come mal é mais vulnerável a problemas de saúde mental”, diz o professor José Caldas de Almeida. Quer perceber porquê? Clique nos links para ouvir mais um importante, interessante e imperdível podcast.

Clique abaixo ou nos links já apresentados para ouvir o episódio. Para download clique aqui.

 

Envie este conteúdo a outra pessoa