Programa de Estágios da ANEN: Um Penso Rápido ou Parte da Solução? 471

Catarina Brás e Catarina Fernando, da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição

 

O Programa de Estágios da ANEN foi criado com o objetivo de enriquecer a formação académica dos estudantes de Nutrição, proporcionando uma ponte valiosa entre o ensino e a prática profissional. Esta iniciativa oferece experiências em contextos variados, incluindo áreas menos exploradas durante a licenciatura, como a indústria alimentar, a nutrição comunitária e o desporto. De facto, verifica-se que muitos estudantes sentem não ter oportunidades suficientes para experimentar, explorar ou simplesmente observar o dia a dia de trabalho de um nutricionista num contexto mais prático. Assim, ao participar neste programa, os estudantes têm a possibilidade de ampliar as oportunidades de contacto com o mercado de trabalho, assim como expandir horizontes.

Em 2025, a ANEN promove a IV edição do Programa de Estágios, disponibilizando várias oportunidades que se revelam momentos decisivos de autoconhecimento profissional, permitindo aos participantes explorar diferentes realidades e perceber mais claramente quais os caminhos que melhor se alinham com as suas aspirações de carreira.

Para além de Rótulos: O Nutricionista na Indústria

De facto, a procura e interesse em aderir a este projeto por parte dos estudantes tem sido crescente. Ano após ano, é disponibilizado um maior número de vagas de estágios e há vários pedidos não só para as aumentar , como também abranger novos locais de estágio. Tais pontos refletem a valorização, por parte dos estudantes, da componente prática e contacto com o mundo profissional e contexto de trabalho. É aqui que vemos que o projeto tem um impacto real, pois este primeiro contacto com o mercado de trabalho facilita, mais tarde, a integração dos estudantes. Tal é verificado, por exemplo, nos casos de estudantes que encontraram locais de trabalho nas entidades em que, previamente, realizaram o estágio observacional promovido pela ANEN. Além disso, a possibilidade de experimentar antecipadamente antes de tomar uma decisão relativamente a uma proposta de trabalho reduz o risco de ter expectativas não correspondidas e, com isso, o desperdício de recursos, tempo e motivação.

Adicionalmente, experiências de estágio permitem adquirir competências práticas valiosas: saber comunicar com uma equipa multidisciplinar, compreender a multiplicidade de tarefas inerentes ao dia a dia de trabalho de um Nutricionista ou adaptar o discurso técnico a diferentes públicos, são apenas alguns exemplos de aprendizagens que não cabem, na sua totalidade, nos livros ou nas aulas. São capacidades que vão sendo adquiridas, que são vividas.

Contudo, esta oferta não é isenta de desafios. O Programa de Estágios da ANEN depende, anualmente, da disponibilidade e boa vontade das entidades parceiras. Só isto é que torna possível abranger não só todas as áreas de atuação do Nutricionista, como também diferentes áreas geográficas a nível nacional, a fim de assegurar um acesso igualitário. Estabelecer contactos, garantir vagas e articular cronogramas é um processo exigente e instável, com variabilidade significativa entre edições. A ANEN tem investido imensamente neste processo, mas o esforço necessário para assegurar estágios a todos os estudantes interessados ultrapassa, muitas vezes, a sua capacidade operacional.

Pensar no Futuro com a Juventude à Mesa

Por conseguinte, é essencial que as Instituições de Ensino Superior (IES) assumam igualmente a responsabilidade de impulsionar oportunidades de estágios aos estudantes de Nutrição. A aposta em momentos de contacto direto com profissionais durante o período letivo (como palestras, mentorias, visitas técnicas ou trabalhos de campo), assim como, a criação e fortalecimento das suas próprias redes de parcerias, é essencial para a facilitação do acesso dos estudantes a estágios que complementem a sua formação académica. A integração sistematizada dessas experiências no percurso formativo não deve ser encarada como um luxo, mas como um investimento estratégico de longo prazo, essencial para a formação de profissionais mais qualificados e aptos a atender às exigências do mercado de trabalho, elevando, assim, o padrão de qualidade do ensino e, consequentemente, da própria profissão.