Para além de Rótulos: O Nutricionista na Indústria 1350

Por Hugo Pereira, Coordenador do Departamento de Formação e Estágios da ANEN, e Guilherme Lúcio, Vogal do Departamento de Formação e Estágios da ANEN

 

O nutricionista desempenha um papel singular como mediador entre a ciência e os interesses comerciais. O seu valor técnico é indiscutível, evidenciado pelo conhecimento sobre os alimentos e as suas propriedades, essencial para a otimização dos produtos oferecidos pela indústria alimentar.

Contudo, num setor onde o marketing e as tendências alimentares muitas vezes acabam por ter um grande peso na decisão das indústrias, torna-se desafiante o trabalho do Nutricionista neste contexto. O equilíbrio entre aquilo que é viável, rentável e atrai o consumidor e aquilo que é o melhor para os mesmos: produtos nutricionalmente mais adequados. Para além disso, a este desafio acresce o facto de termos uma população com baixa literacia nutricional e que dificilmente consegue decifrar certas informações nutricionais que constam nos produtos.

Assim sendo, este crescimento a que assistimos da atuação e inserção do Nutricionista na indústria alimentar exige a necessidade de adaptar a formação académica a esta realidade, aproximando o estudante de nutrição a esta área. É essencial a dinamização de projetos e trabalhos práticos e multidisciplinares, desde a conceção até à comercialização de um produto, que retirem o estudante da esfera teórica e o aproximem da realidade e desafios inerentes à prática profissional.

Por outro lado, para além da formação académica, à medida que o nutricionista vai tendo um contacto mais prático com a área da Indústria alimentar, é igualmente importante que haja um interesse contínuo em aprofundar a formação nesta área. Isto é, seja através de cursos oficialmente certificados, quer seja através do aprofundamento da formação académica, como mestrados ou pós-graduações em áreas como marketing, tecnologia alimentar, estratégia e inovação, entre outras.

Dieta Mediterrânica: Um Privilégio ou um Direito?

Neste âmbito, a ANEN tem desenvolvido um trabalho para com os estudantes de nutrição com a promoção do “Nutrição em Ação”, uma iniciativa que tem como grande objetivo abrir horizontes sobre a prática do nutricionista neste contexto.

Sabemos que o Nutricionista é um agente indispensável na indústria alimentar e, por isso, investir na sua formação é imprescindível para assegurar que a inovação e a produção de alimentos continuem a caminhar lado a lado com a Saúde Pública.