Prémios VS 2023: Os projetos finalistas em Investigação 1483

A 3.ª edição dos Prémios VIVER SAUDÁVEL (VS) 2023 acontece na noite de 23 de novembro, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril. São nove os projetos nomeados para a gala da Nutrição, divididos por quatro categorias.

Até ao grande dia de premiações, conheça os finalistas na categoria Projeto do Ano – Investigação. Football and Nutrition for Health e Avental Trivalor foram os escolhidos para se habilitarem a um Prémio VS.

Football and Nutrition for Health

Traduz-se numa “intervenção multidisciplinar que combina a educação alimentar e a prática de futebol recreativo, em meio escolar”, explica Micaela Morgado. Em entrevista, a responsável revela que este projeto tem como mote “a prevenção e o combate da obesidade infantil e suas comorbilidades, promovendo o conhecimento sobre a alimentação saudável e o aumento da literacia físico-motora”

Simultaneamente, “caracteriza a microbiota intestinal de crianças com excesso de peso e obesidade, explorando a sua modulação por via da alimentação e da atividade física”. Esta intervenção, diz, “contribui para o avanço do conhecimento desta área de investigação, alvo de crescente interesse na última década”.

Projeto combate a obesidade infantil e suas comorbilidades.

A iniciativa destaca-se pela sua abordagem “inovadora e criativa, que inclui a educação alimentar e a prática de futebol recreativo no currículo escolar”. “Além disso, somos pioneiros na integração de áreas de estudo como a obesidade infantil, a microbiota intestinal, a nutrição e atividade física”, assegura.

Os resultados obtidos com este programa “evidenciaram melhorias significativas na Saúde e no bem-estar das crianças, sendo um modelo prático que pode facilmente ser replicado em larga escala”, atesta.

Avental Trivalor

Este equipamento de proteção individual é composto por um avental integrado com luvas, destinado a proporcionar segurança aos colaboradores envolvidos na manipulação de objetos quentes, principalmente em cozinhas. Apresenta duas características principais: a proteção do tronco e a proteção das mãos contra queimaduras e outras lesões durante a manipulação de objetos, como tabuleiros de forno, tachos ou panelas.

A Nutricionista Carmen Costa apresenta este projeto como inovador que incluiu “fases de investigação, desenvolvimento e que vai trazer certamente muito valor acrescentado à área da alimentação”. Surge como uma parceria entre três entidades (Itau, HR Group e Universidade do Porto), “aliando-se entidades do sistema científico e tecnológico e empresarial, numa parceria de sucesso”.

Carmen Costa e o Avental Trivalor

“Todos os projetos eram certamente de valor, podemos dizer que o nosso se distingue pela originalidade e singularidade do tema”, explica ainda a responsável.

“É uma honra estarmos nomeados”

“Decidimos concorrer aos Prémios VS, na categoria de Investigação, devido à singularidade do nosso projeto. Acreditamos que o projeto é inovador e altamente relevante, especialmente em Portugal, onde uma em cada três crianças vive com excesso de peso ou obesidade”, refere Micaela Morgado. Para a Nutricionista, “os hábitos alimentares inadequados e os níveis insuficientes de atividade física são desafios cruciais a serem enfrentados”.

Estar entre os dois nomeados finais é para si um reconhecimento do trabalho dedicado ao projeto e à relevância do tema. “É um orgulho ver que o projeto valoriza a profissão e contribui para a saúde das crianças e das famílias em Portugal”, continua, para perspetivar uma gala que será “uma montra das melhores práticas na área das Ciências da Nutrição”, num “evento enriquecedor e uma oportunidade de celebração e convívio”.

“Consideramos os Prémios Viver Saudável uma iniciativa em crescimento e de futuro, que distingue e valoriza a profissão do nutricionista em várias áreas do qual ele pode fazer parte”, garante, por sua vez, Carmen Costa.

“É uma honra estarmos nomeados”, aponta também, bem como um reconhecimento do trabalho desenvolvido por um Nutricionista “nas mais variadas áreas de atuação do qual podem e devem fazer parte”. Espera que o número de candidaturas e nomeados cresça nas próximas edições.

Envie este conteúdo a outra pessoa