Prémios VS 2023: Maria João Gregório considerada a Nutricionista do Ano 3467

A diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) e docente na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), Maria João Gregório, foi esta quinta-feira considerada a Nutricionista do Ano nos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2023.

“A minha primeira palavra é de agradecimento, muito obrigada à Viver Saudável por este reconhecimento que muito me honra. É com emoção e felicidade, mas também com humildade que recebo este prémio. A Viver Saudável tem tentado dar voz aos nutricionistas e, com esta iniciativa em particular, dá destaque ao melhor do que se faz na Nutrição no nosso país. Quero partilhar este prémio com todos os que têm acompanhado o meu percurso profissional. Quero agradecer ao Pedro Graça, que é meu mentor, professor e meu amigo. Estes momentos convidam-nos a fazer uma reflexão e quando analiso o meu percurso, acho que tem tido tanto de fácil como de difícil”, referiu, no Casino Estoril, a galardoada, que recebeu o prémio pelas mãos de Paulo Silva, diretor da revista VIVER SAUDÁVEL, e de Pedro Graça, vencedor do Prémio Nutricionista do Ano em 2022.

Maria João Gregório é licenciada em Ciências da Nutrição e doutorada em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição pela FCNAUP, onde é hoje professora auxiliar e membro do Conselho Científico. Regente da Unidade Curricular de Nutrição e Saúde Pública e docente das Unidades Curriculares de Política Nutricional e de Comunicação de Ciência em Nutrição da Licenciatura em Ciências da Nutrição, é ainda docente do Mestrado de Nutrição Comunitária e Saúde Pública, Mestrado em Educação Alimentar e do Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição.

Junto da Organização Mundial da Saúde, é um ponto focal do Ministério da Saúde para as áreas da alimentação saudável, nutrição e obesidade. Coordena a WHO European Action Network on Reducing Marketing Pressure do Children, representa Portugal no WHO Acceleration Plan to STOP Obesity, e representa o Ministério da Saúde no Expert Group on General Food Law and Food Sustainability da Comissão Europeia, no âmbito da Estratégia Farm to Fork.

É desde 2019 a diretora do PNPAS, organismo que integra desde 2012, como membro da equipa técnica, e como adjuta do diretor, entre 2016 e 2018. É especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública e preside a Mesa da Assembleia do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica, entre outros cargos que a tornam numa personalidade a destacar.

O Plano Nacional de Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) será responsável por desenvolver um manual técnico de apoio à implementação do Despacho que prevê o alargamento da identificação sistemática do risco nutricional a todos os níveis de cuidados do Serviço Nacional de Saúde, incluindo os modelos de aconselhamento breve previstos, e que dá resposta às medidas definidas no PNPAS 2022-2030, que prevê uma implementação da identificação sistemática do risco nutricional e da respetiva intervenção em todos os níveis de cuidados.

“A publicação deste despacho é um grande passo para termos mais e melhores cuidados nutricionais no SNS”, garantiu à VIVER SAUDÁVEL, em setembro passado, a agora já eleita Nutricionista do Ano. Maria João Gregório considerou então que esta abordagem integrada de intervenção “apresenta um dos aspetos mais importantes deste documento”, com “ganhos em saúde”.

Envie este conteúdo a outra pessoa