Podemos ter relações sexuais na gravidez e pós-parto? Conversas com Barriguinhas promovem diálogo aberto 306

A propósito do Dia Mundial da Saúde Sexual, as Conversas com Barriguinhas reúnem especialistas para abordar questões comuns sobre a sexualidade na gravidez e pós-parto

A discussão sobre sexualidade tem evoluído significativamente ao longo das décadas. No entanto, na gravidez ainda é vista como um tema complexo muitas vezes rodeado de estigmas e tabus.

Com o Dia Nacional da Saúde Sexual à porta, as Conversas com Barriguinhas promovem um diálogo aberto sobre a vida sexual em casal durante a gravidez e pós-parto e a saúde do pavimento pélvico da mulher depois de ter o seu bebé, nos eventos online e gratuitos dos dias 6 e 13 de setembro, pelas 21h00.

Questões como “Podemos ter relações sexuais na gravidez?”, “O que se pode e não pode fazer?” ou “Líbido baixa é normal no pós-parto?“ serão o foco do dia 6, que conta com a participação da psicóloga do TEU Centro Ana Afonso. Nesta sessão, tabus e preconceitos relativamente à sexualidade serão discutidos abertamente.

Outro tópico de conversa será a amamentação. Nem todas as mães podem ou desejam amamentar diretamente o tempo todo. Por isso, práticas como a extração e conservação do leite materno podem oferecer mais flexibilidade às mães, enquanto garantem que o bebé é alimentado com os nutrientes necessários. Os detalhes deste processo vão ser explicados pela enfermeira especialista em saúde materna e obstétrica e assessora de lactação na UTERUS, Cátia Quintas.

E porque a hora do sono é uma das principais preocupações dos pais de recém-nascidos e pode significar mudanças na vida em casal, a terapeuta familiar Carolina Vale Quaresma vai estar presente para partilhar dicas que ajudem a lidar com dificuldades do sono do bebé.

Já no dia 13, a enfermeira especialista em saúde materna e obstétrica Queila Guedes vai dar a conhecer todas as vantagens da fisioterapia no pavimento pélvico. Durante o parto, podem ocorrer lacerações espontâneas dos músculos do pavimento pélvico, provocando alterações no pós-parto. Nestes casos, esta abordagem terapêutica pode ser altamente benéfica.

A massagem no bebé estará também em destaque neste dia, com a terapeuta ocupacional Rita Cruz. A instrutora de massagem infantil da Fisiokids vai explicar o passo-a-passo, assim como os benefícios desta técnica aos casais.

Além deste momento de relaxamento, será abordada outra forma de promover o bem-estar e acalmar o bebé: o movimento rítmico. A prática sling dance, criada por Rafaela Peixoto, é uma das modalidades que permite às grávidas e às mães de bebé de colo movimentarem-se enquanto cuidam dos seus bebés. A fundadora desta modalidade vai estar na sessão para dar uma aula, explicando as muitas vantagens que o movimento tem para gestantes e puérperas e também para o bebé.

Durante estes eventos, também serão exploradas as várias potencialidades das células estaminais e a sua aplicação terapêutica, com a responsável do departamento de Investigação & Desenvolvimento da Crioestaminal, Carla Cardoso. No dia 13, também a técnica de laboratório Marta Batista vai abrir as portas do laboratório para mostrar onde ficam guardadas as células estaminais do cordão umbilical dos bebés.

Por fim, e porque setembro é ainda o mês da grávida, uma das participantes destas sessões vai ter a oportunidade de receber uma mala de maternidade. As inscrições estão disponíveis nas plataformas.

Envie este conteúdo a outra pessoa