Os Prémios Viver Saudável 295

Celebra-se este mês a segunda edição dos Prémios Viver Saudável, desta vez no norte do País e com um interessante programa alargado. Depois da primeira edição, que estreou um formato inédito entre os nutricionistas, os Prémios Viver Saudável consagram-se como importante ponto de encontro e momento de consagração para todos os que trabalham nos diversos campos da Nutrição. De facto, nunca é demais notar o crescimento que a profissão teve nos últimos anos. O surgimento de diversos cursos para a formação de nutricionistas e a criação da Ordem foram fatores determinantes para a notoriedade da profissão na sociedade, mas fora do âmbito mais técnico da formação e regulação, há também momentos importantes na vida dos nutricionistas. Atividades como os Encontros Nacionais de Nutricionistas e, agora, os Prémios Viver Saudável, servem um propósito maior de consolidar as relações entre profissionais e divulgar aquilo que de melhor se faz no setor. São dois aspetos importantes, mas que no meio dos afazeres do dia-a-dia, nem sempre valorizamos devidamente.

Todos os nutricionistas reconhecem a importância da atualização de conhecimentos científicos. Mas quantos reconhecem a necessidade de conviver entre pares? O convívio é um aspeto chave em qualquer área de atividade, e o isolamento vivido nestes quase dois anos de pandemia, veio reforçar ainda mais a necessidade de se estar cara a cara. É precisamente no espaço criado pelos momentos de convívio que se conseguem discutir algumas visões dos principais temas da Nutrição, onde se partilham as dificuldades vividas no exercício da profissão, e onde nos congratulamos pelas conquistas alcançadas. Este convívio, também chamado networking, é uma oportunidade valiosa de desenvolvimento das nossas soft skills, onde aprendamos a ouvir os outros e a contar a nossa própria história. Partilhamos o que fazemos e ficamos a saber o que fazem os outros.

Por outro lado, iniciativas como esta são também importantes para a divulgação do valioso, mas por vezes silencioso, trabalho desenvolvido pelos nutricionistas. Uma divulgação entre pares, mas também para a sociedade em geral, porque não basta que o nosso trabalho seja bem feito – é necessário que se saiba que é bem feito. Sendo um evento organizado por um meio de comunicação social, mesmo que especializado, permite amplificar aquilo que acontece na profissão e faz chegar a muitas pessoas a voz e o trabalho dos nutricionistas.

Infelizmente, por motivos profissionais, não poderei estar presente nos Prémios Viver Saudável deste ano. Mas será com redobrado interesse, a partir do Catar e com mais 3 horas no relógio, que seguirei em direto a emissão deste evento tão especial. Porque pelo menos uma vez por ano, os holofotes fazem brilhar uma profissão que passa tantos dias discreta e despercebida!

Rodrigo Abreu
Nutricionista – Managing Partner na Rodrigo Abreu & Associados
Fundador do Atelier de Nutrição

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa