Nutrição e as suas Valências 0 462

Sabendo que os Nutricionistas são técnicos de saúde, estamos cientes que a sua atuação não se restringe apenas às áreas ditas tradicionais, sendo capazes de desempenhar múltiplas e diversificadas funções essenciais para a sustentabilidade da cadeia alimentar e do bem-estar de cada indivíduo.

Cada vez mais, é perceptível a necessidade da atuação do Nutricionista, sendo estes verdadeiros aliados, dotados de competências específicas para responder aos desafios da atualidade na prevenção de doenças crónicas, subjacentes a comportamentos alimentares e estilos de vida desadequados.

Estamos conscientes que o mercado de trabalho muitas vezes não corresponde às nossas expectativas, nem à necessidade de intervenção na população, porém, é essencial que haja uma polivalência intrínseca a cada profissional na sua área de atuação e o nutricionista não é exceção. São inúmeros os locais de atuação, desde clínicas, hospitais, escolas, autarquias, lares e centros de dia, mas também na área da nutrição desportiva, restauração coletiva e indústria alimentar, ou seja, não deverá existir o receio de arriscar e de tentar novos rumos onde há muito trabalho a ser desempenhado.

Um exemplo disto são as novas oportunidades que vão surgindo no mercado de trabalho, como por exemplo o marketing alimentar, que tem assumido um papel preponderante nas escolhas alimentares da população, sendo uma ferramenta essencial para as empresas do setor alimentar.

Por outro lado, a gestão de uma unidade ou serviço alimentar, nas suas diferentes vertentes, requer especial atenção por parte destes profissionais de saúde em termos de vários recursos e/ou conhecimentos.

Posto isto, os profissionais que estão a chegar ao mercado possuem um leque variado de opções, não tendo de se limitar aos caminhos ditos normais. Existem ainda muitos mercados e nichos de mercado onde não estão inseridos Nutricionistas que podem ser explorados por estes que possuam uma visão alargada do que é um Nutricionista.

Patrícia Rodrigues & Rui Bento
ANEN (Associação Nacional de Estudantes de Nutrição)

Envie este conteúdo a outra pessoa