Nutrição Clínica: Conheça o Conselho de Especialidade 2574

Com pouco mais de um ano de atividade, os três Conselhos de Especialidade da Ordem dos Nutricionistas (ON) constituem um conjunto de particularidades afetos à sua à área de atuação.

A Nutrição Clínica é aquela que representa uma maior fatia de profissionais especializados, contando o Colégio de Nutrição Clínica com 488 nutricionistas, na sua maioria dos sexo feminino (88,7%) e com cerca de 45 anos de idade. Estão de uma forma mais presente na vida dos açorianos, na região do país com mais nutricionistas por 100 mil habitantes (uma média de 9,7), seguindo-se a Área Metropolitana de Lisboa (6,1) e a Madeira (6,0).

O seu contexto profissional está de forma bastante clara e destacada ligado às atividades dos estabelecimentos de saúde com internamento, como hospitais e clínicas, com 231 profissionais. A completar o pódio estão outras atividades de saúde humana, em particular os consultórios próprios, com 62 profissionais, e ainda atividades na administração pública, onde se encontram os ACES, com 54 nutricionistas.

Graça Ferro é a presidente deste Conselho de Especialidade que defende “a qualidade dos cuidados prestados ao utente, respeitando os princípios éticos e deontológicos inerentes à atividade do nutricionista”, como se lê na página da ON. Também constituído por Paula Alves, Bruno Sousa, Júlio César Rocha e Nuno Borges, o Conselho “atua no sentido de respeitar a diferenciação técnico-científica” e ainda de “reforçar o elevado nível de exigência da formação dos atuais e futuros especialistas”.

Trata-se de um órgão consultivo que “valoriza a relação com o utente, a equipa multidisciplinar e com os demais profissionais de saúde, bem como, a articulação com as outras especialidades atribuídas” e que “pretende ser a voz da ON, na elaboração de normas técnicas, de orientação em nutrição clínica e outras relativas ao exercício profissional, participando ativamente nas atividades científico-profissionais da especialidade”.

São três os cursos de especialização reconhecidos em Nutrição Clínica: na Cooperativa de Ensino Egas Moniz, na Nova Medical School e na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Nos últimos dois casos, em articulação com Mestrados.

Consulte toda a informação oficial sobre a Especialidade em Nutrição Clínica da Ordem dos Nutricionistas aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa