Legislativas 2025: CDU valoriza “papel dos nutricionistas no quadro da saúde pública” 459

A Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), sublinha a valorização do “papel dos nutricionistas no quadro da saúde pública”.

Em resposta à VIVER SAUDÁVEL sobre a eventual presença de nutricionistas nas listas da CDU para as Eleições Legislativas de 18 de maio – hipótese que não se confirma – os comunistas fizeram questão de destacar a importância destes profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Não queríamos deixar de dar nota da valorização que fazemos do papel dos nutricionistas no quadro da saúde pública, em particular no que diz respeito à promoção de bons hábitos alimentares e à importância da prevenção da doença, aspeto central do Serviço Nacional de Saúde“, afirmou a CDU, por escrito.

A coligação garante ainda que “as matérias dos bons hábitos alimentares se cruzam com vários aspetos” que merecem a sua atenção, “como seja a defesa da agricultura familiar e a necessidade de promover circuitos curtos com ligação direta entre os agricultores e os consumidores”.

Também “as questões relacionadas com as políticas de rendimentos, em particular a necessidade do aumento geral de salários e pensões, e a necessidade imperiosa de se tomarem medidas no sentido da redução dos horários de trabalho com vista à compatibilização com a vida familiar, aspetos centrais para a organização da vida das famílias”, são reforçadas.

As Eleições Legislativas deste ano acontecem depois de a moção de confiança do Governo da AD ter sido rejeitada pelos partidos da oposição, com exceção da IL. O ato eleitoral acontece a 18 de maio e ditará a escolha dos 230 deputados que representam as várias regiões do país.