Hortas urbanas podem ser a solução para vida citadina mais saudável 667

 

 

27 de junho de 2017

Recente investigação da Escola Superior de Biotecnologia (ESB), da Universidade Católica do Porto, em parceria com a Lipor, revela o “segredo” para que as pessoas que vivem nas cidades consigam adotar um estilo de vida mais saudável. De acordo com as informações divulgadas pela “Associação Portuguesa dos Nutricionistas”, no seu site, a conclusão deste estudo aponta as hortas públicas, urbanas e biológicas como a solução.

Levada a cabo por Paulo Nova, nutricionista, a conclusão foi obtida com base na avaliação de uma amostra de 115 indivíduos. A investigação sugere que a horticultura pode ter «um papel importante na promoção de comportamentos mais saudáveis e, ainda, na melhoria do bem-estar físico e mental dos citadinos» e tal é justificado porque «os participantes que iniciaram a jardinagem evidenciaram, em média e após seis meses, uma melhoria significativa ao nível dos comportamentos de promoção de saúde, tendo-se observado um aumento da prática de exercício físico, bem como alterações a nível da alimentação», afirma a universidade.

É de ressaltar que os indivíduos que fizeram parte da amostra deste estudo revelaram aumentar o consumo de hortofrutícolas, lacticínios, de peixe, e de ervas aromáticas, bem como reduzir o consumo de doces. Os seus hábitos também foram alvo de algumas mudanças, tal como a redução do número de cigarros que fumavam por dia.

Envie este conteúdo a outra pessoa