
A Câmara Municipal da Lourinhã anunciou esta quarta-feira o lançamento do estudo “Caracterização dos Hábitos e Comportamentos Alimentares da População Adulta do Concelho da Lourinhã”, desenvolvido por uma estudante da Licenciatura em Ciências da Nutrição, atualmente a realizar estágio na autarquia.
O inquérito, disponível online entre o dia de hoje e 9 de julho e enquadrado na unidade curricular de estágio da Universidade Lusófona – Centro de Investigação de Lisboa, tem como objetivo “caracterizar os hábitos alimentares da população residente e compreender os fatores que influenciam as suas escolhas alimentares”.
De acordo com a informação introdutória disponível no documento, a iniciativa tem ainda a intenção de “identificar os fatores associados às escolhas alimentares no quotidiano, com vista a contribuir para a definição de estratégias de promoção da saúde e alimentação municipal no município”.
Pode participar no estudo qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 anos e residente no concelho da Lourinhã. Para tal, deve preencher um curto questionário online, “totalmente anónimo e confidencial” com “um conjunto de questões simples sobre os hábitos e comportamentos alimentares, perceções sobre a alimentação saudável e fatores que influenciam as escolhas alimentares”.
Rótulos e hidratação
São várias as temáticas presentes no inquérito, nomeadamente o número de refeições diárias e a substituição de refeições por snacks rápidos ou de fácil acesso, como batatas fritas ou bolachas. O estudo procura identificar o consumo de água, o hábito de leitura de rótulos e a frequência de consumo de hortofrutícolas, peixe ou azeite.
O estudo aborda também eventuais dificuldades financeiras no acesso a alimentos saudáveis, a falta de tempo para preparar refeições, o conhecimento da população sobre a relação entre alimentação e saúde, assim como os meios utilizados para se informar sobre hábitos alimentares.
Aceda ao estudo “Caracterização dos Hábitos e Comportamentos Alimentares da População Adulta do Concelho da Lourinhã” aqui.