19.º Congresso da SPCNA já tem data e programa 742

A 19.ª edição do Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação (SPCNA) acontece nos dias 14 e 15 de novembro, no Hospital das Forças Armadas, no Porto.

Muitas das temáticas mais atuais do setor estarão em debate no evento científico, com uma forte componente multidisciplinar. Do eixo intestino-cérebro à resposta alimentar em situações de catástrofe, a iniciativa procura abordar os desafios e as soluções associadas à Nutrição.

Na sexta-feira, dia 14 de novembro, o dia começa com a visão do nutricionista relativamente à neuro inflamação e ao intestino-cérebro, um “tema atual e promissor”. Segue-se um debate acerca dos desafios da nutrição nas políticas públicas, com recurso à seguinte questão: “política alimentar, temos ou não?”.

Um dos destaques do dia prende-se com a “estratégia de política alimentar em situação de catástrofe”, com o contributo das perspetivas civil, militar e de proteção civil. Antes da sessão de abertura, há ainda espaço para a “abordagem nutricional em doenças crónicas: do hospital ao ambulatório”.

Ainda neste dia, serão aprofundadas as doenças renais e as “diferenças entre a alimentação do atleta em férias ou em provas”, assim como as melhores formas de “oferecer refeições hospitalares apelativas”.

Desperdício e fake news

No dia 15 de novembro – um sábado – os trabalhos começam com as novas evidências relativamente aos alimentos ultraprocessados e à saúde pública e, depois, com a relação entre a alimentação inflamatória e as deficiências nutricionais. A relação entre a alimentação e a fertilidade é outro dos temas centrais.

Reflexões sobre o divórcio entre as disciplinas clínicas e o suporte nutricional

De tarde, o espaço é reservado para apresentação de “iniciativas de combate ao desperdício alimentar hospitalar” e da “nutrição baseada em evidências na prática clínica”. Finalmente, o Congresso termina com uma conversa com especialistas sobre “o impacto que da IA nas fake news na alimentação e nutrição”.

Encontram-se ainda por confirmar os nomes a distribuir pelas temáticas. No que a comunicações livres diz respeito, a melhor será galardoada com o Prémio Professor Doutor Norberto Teixeira Santos.

Com vários especialistas, a comissão científica e organizadora conta com Maria Flora Correia, presidente da SPCNA, e ainda: Maria Daniel Vaz de Almeida, Manuel Teixeira Veríssimo, Cristina Teixeira, Carla Pedrosa, Dília Soares, Bruno Oliveira, Sílvia Pinhão, Diana e Silva, Hugo Canelas, Maria João Gregório, José Pedro Pereira, Cristiana Domingues, Margarida Dias, Luciana Teixeira, Fernando Pichel, Lidia Azeredo, Rui Poínhos e Diva Melim.

Simultaneamente, o evento coincide com a 11.ª edição do Congresso Low-Cost de Nutrição. Saiba mais aqui.