Estudo: Duplicar a quantidade de vegetais faz com que crianças consumam mais 948

De acordo com um estudo da Universidade Penn State, nos Estados Unidos, duplicar a quantidade de vegetais nos pratos das crianças, vai ajudar a que eles consumam uma maior quantidade desses alimentos.

A investigação, denominada por “Promoting vegetable intake in preschool children: Independent and combined effects of portion size and flavor enhancement“, é da autoria de Hanim Diktas, Liane Roe, Kathleen Keller, Christine Sanchez, e Barbara Rolls.

O estudo reuniu 67 crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos de idade.

Uma vez por semana, os participantes consumiram, na refeição do almoço, uns dos quatro preparados de vegetais que consistiam numa porção normal de 60 gramas de milho e brócolos. Comeram a porção simples, a mesma porção com adição de manteiga e sal; o dobro da porção (quantidade de 120 gramas) sem qualquer condimento; e o dobro, mas com manteiga e sal.

Os vegetais foram servidos com vários tipos de carne, peixe e diferentes hidratos de carbono.

Os alimentos foram pesados antes e depois das refeições, para medir o consumo.

Os investigadores concluíram que nas porções duplas de vegetais, as crianças comeram 68% a mais que a quantidade recomendada.

O tempero dos vegetais não influenciou o consumo. As crianças que participaram revelaram ter gostado tanto da versão temperada como não temperada.

Pode consultar o estudo aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa