Estudantes desafiados a criar receitas equilibradas e acessíveis a doentes renais crónicos 1802

A NOVA Medical School (NMS), em conjunto com a Diaverum Portugal, está a desafiar todos os estudantes de Medicina e Nutrição do país a criarem receitas inovadoras, acessíveis e nutricionalmente equilibradas, adequadas para doentes renais crónicos, em tratamento de hemodiálise, através da 3.ª edição do MedCook Challenge.

As candidaturas para o MedCook Challenge arrancam esta segunda-feira, 19 de fevereiro, e prolongam-se até ao dia 8 de março. Os vencedores são conhecidos a 27 de maio.

A competição consiste na apresentação de três receitas (entrada, prato principal e sobremesa), com a descrição detalhada dos ingredientes, capitações e dose, modo de preparação e informação nutricional (cálculo nutricional). O custo de cada receita não pode exceder os 5 euros por pessoa.

O valor nutricional da refeição deve respeitar valores nutricionais específicos para doentes renais crónicos especialmente no que diz respeito à proteína, potássio e fósforo, conforme a tabela de composição de alimentos do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

As cinco melhores propostas são selecionadas mediante a avaliação de um júri, com base na originalidade, cumprimento das regras, preço, estrutura nutricional e facilidade na confeção.

O apuramento dos vencedores, de entre as cinco propostas, será obtido tendo em conta o total de gostos obtidos pelas três receitas de cada grupo nas Redes Sociais da NMS.

A Doença renal crónica (DRC) é uma patologia frequente entre a população mundial. Em Portugal, existe uma elevada prevalência e estima-se que, pelo menos 1 de cada 10 pessoas, sofra desta doença crónica. Prevê-se que em 2.040, a DRC seja a nível mundial, a quinta principal causa de mortalidade e de perda de qualidade de vida.

A Diabetes e a hipertensão arterial são as principais causas de DRC. Muitos destes doentes precisarão de tratamento substitutivo; atualmente em Portugal, perto de 13.000 pessoas realizam tratamento com hemodiálise.

O objetivo desde concurso é contribuir para um melhor conhecimento da doença renal crónica e promover a literacia dos doentes e da comunidade sobre a importância da dieta no tratamento e prevenção da doença e outras patologias. Adicionalmente, proporcionar momentos de qualidade em família à volta duma refeição saborosa e segura.

O regulamento da iniciativa já se encontra disponível.

Envie este conteúdo a outra pessoa