Conheça as listas candidatas aos Conselhos de Especialidade da Ordem dos Nutricionistas 24

Já são conhecidas as listas candidatas aos Conselhos de Especialidade da Ordem dos Nutricionistas (ON). Ana Luísa Nunes, Graça Ferro e Carla Gonçalves avançam para eleições com listas únicas.

A Comissão Eleitoral para as Eleições para os Conselhos de Especialidade da ON, presidida por Helena Ávila, divulgou a admissão a sufrágio de três listas únicas, afetas a cada uma das três especialidades existentes.

Como já havia antecipado, em Grande Entrevista, à VIVER SAUDÁVEL, Graça Ferro avançou para uma nova candidatura ao Conselho de Especialidade de Nutrição Clínica, aquele que ainda preside e que conta com um maior número de profissionais (515). A sua “Lista A: Nutrição Clínica – Unidos pela Excelência, Firmes no Compromisso” é composta pelos seguintes especialistas:

  • Presidente: Graça Ferro | 0035N
  • Secretário: Isabel Fonseca|1334N
  • Vogal: Ana Brito Costa | 0265N
  • Vogal: Inês Tomada | 0045N
  • Vogal: Isabel Paiva | 0162N
  • Vogal: Rodrigo Abreu | 1548N
  • Vogal: Sara Policarpo | 0466N
  • Suplente: Bruno Sousa | 0039N
  • Suplente: Cláudia Meneses |1125N

Grande Entrevista [Parte 1]: “Ser especialista não é só um título, é um selo de confiança”

O Conselho de Especialidade de Nutrição Comunitária e Saúde Pública, atualmente chefiado por Carla Lopes, tem hoje como candidata Carla Gonçalves. A “Lista N: Valorizar a Especialidade. Projetar o Futuro“, que se propõe zelar por um conjunto de 120 especialistas, tem a seguinte configuração:

  • Presidente: Carla Gonçalves | 1454N
  • Secretário: Ana Teresa Madeira | 0730N
  • Vogal: Catarina Peixoto Plácido | 0107N
  • Vogal: Daniela Santos | 0097N
  • Vogal: Margarida Siopa | 1859N
  • Vogal: Óscar Cerqueira | 0259N
  • Vogal: Telma Nogueira | 0256N
  • Suplente: Vera Ferro Lebres | 0032N
  • Suplente: Bela Franchini | 0031N
  • Suplente: Teresa Esmeraldo | 0235N

Da sopa ucraniana Borscht ao Caril da Índia: o poder da diversidade alimentar na nutrição em Portugal

No caso do Conselho de Especialidade de Alimentação Coletiva e Restauração, ainda conduzido por Helena Ávila, com 118 especialistas, a nova candidata a presidente é Ana Luísa Nunes. A sua equipa, traduzida pela “Lista U: Unidos para Valorizar a Alimentação Coletiva e Restauração“, é a seguinte:

  • Presidente: Ana Luísa Nunes | 0578N
  • Secretário: Cláudia Pinto da Costa | 0474N
  • Vogal: Margarida Liz | 0180N
  • Vogal: João Miguel Pratas | 0364N
  • Vogal: Sílvia Brandão | 0574N
  • Vogal: Natália Costa | 0932N
  • Vogal: Brigite Rodrigues António | 1772N
  • Suplente: Carmen Costa | 0501N
  • Suplente: Maria João Costa | 0685N
  • Suplente: Sónia Mendes | 1069N

Refeições escolares: sem investimento, não há política pública

As eleições para os Conselhos de Especialidade da ON estão agendadas para dia 27 de junho. O período de votação tem início às 11h e termina às 16h, sendo que o exercício de voto poderá ser feito por via postal ou presencialmente, na sede da Ordem, “sendo vedado o voto por procuração”.

Esta é a primeira vez que os três Conselhos vão a eleições sem competição, uma vez que, no primeiro e único ato eleitoral, em 2022, dois deles contavam com duas listas candidatas.