Bayer acolhe sessão de programa de formação do projeto “PREVENT IT” dedicado à gestão dos riscos da resistência a antibióticos 660

O projeto “PREVENT IT – Risk Management and Prevention of Antibiotics Resistance”, financiado ao abrigo do Programa ERASMUS + (2014-2020) da Comissão Europeia, e coordenado pela Universidade de Chitkara, dedica-se à gestão e prevenção dos riscos da resistência aos antibióticos, para a saúde humana. Em Portugal, a Universidade Católica Portuguesa, parceiro Português neste projeto, com o apoio do Gabinete CREATING HEALTH – Research and Innovation Funding, que contou com o apoio da Bayer desde a sua criação, está a promover a realização de uma formação intensiva na semana de 13 a 17 de junho para cinco Associate Researchers de Universidades na Índia envolvidas neste consórcio. Uma das sessões vai realizar-se nos escritórios da Bayer Portugal e as restantes na Universidade Católica Portuguesa, com visitas realizadas a várias entidades relevantes do ecosistema da Saúde.

“PREVENT IT” é um projeto de quatro anos (2019-2021 + extensão em 2022) que tem como objetivo contribuir para um futuro em que cada indivíduo esteja devidamente informado sobre os problemas relacionados com a resistência a antibióticos (ABR) e capacitado com a formação apropriada para saber lidar com este problema.

De acordo com os resultados de um estudo preliminar conduzido pelo consórcio “PREVENT IT”, destaca-se a ausência de módulos académicos sobre a gestão de riscos e a prevenção da ABR, bem como uma baixa consciencialização da sociedade indiana sobre este tema. Face a este contexto, as várias Universidades Europeias estão a apoiar Universidades Indianas e Organizações Não Governamentais a desenvolver novos módulos de formação dedicados à resistência antimicrobiana.

“É com grande entusiasmo que a Bayer Portugal acolhe de braços abertos nos seus escritórios umas das sessões de formação deste projeto, que se dedica a um tema tão relevante como a crescente resistência aos antibióticos. Estamos certos de que se não forem tomadas medidas hoje, sobre este assunto, a pensar no futuro vamos com certeza enfrentar um grave problema de saúde pública nos próximos anos”, afirma Jean Malacan Head of Market Access & Public Affairs – Bayer Portugal.

Com este projeto espera-se conseguir responder aos desafios identificados, através do desenvolvimento de sessões de formação e disponibilização de cursos online, de campanhas de consciencialização nomeadamente com recurso às redes sociais, que contribuam para a formação sobre este tema dos atuais estudantes e futuros profissionais de saúde.

“As resistências aos antimicrobianos representam um dos maiores desafios da saúde pública do nosso tempo e são responsáveis por aproximadamente 1000 óbitos por ano só em Portugal. Projetos como este, que investem na capacitação de profissionais de saúde, académicos, e da sociedade civil, para o combate à resistência a antibióticos, aliado à tão necessária transferência de conhecimentos entre instituições parceiras a nível internacional, assumem enorme importância para que estejamos todos mais capazes para combater esta ameaça de saúde global.” partilha Joana Camilo, Diretora Executiva do Gabinete CREATING HEALTH, em nome da equipa da UCP envolvida no projeto.

“PREVENT IT” (Ref.ª 598515-EPP-1-2018-1-IN-EPPKA2-CBHE-JP) visite: https://preventit.in/

Envie este conteúdo a outra pessoa