Associativismo: Que mais valias? 0 298

O movimento associativo na comunidade constitui um elemento essencial na integração dos estudantes nas Instituições de Ensino Superior e, simultaneamente, de coesão e partilha de conhecimentos. Como diz o ditado «a união faz a força», o associativismo pretende que haja uma colaboração entre alunos universitários onde ocorra a troca de ideias, de oportunidades e projetos tendo como vantagem o enriquecimento pessoal. Além disto, carateriza-se por ser um elemento dinamizador dentro do nicho em que atua bem como um importante fator de transformação e inovação. A Associação Nacional de Estudantes de Nutrição é e quer ser cada vez mais isto.

Nós, enquanto membros desta Associação, investimos o nosso tempo e experiências pessoais para que possamos desempenhar o nosso trabalho da melhor forma. Trabalho este que passa por responder às necessidades dos nossos estudantes, fomentando uma melhor formação e desenvolvimento de espírito critico, posto isto, o que mais ambicionamos é que chegue aos nossos Associados e alunos.

É certo que existe um investimento da nossa parte, jovens estudantes ligados ao associativismo, mas o retorno que temos é imenso e multifatorial. O desenvolvimento de softskills, ganho de capacidades de gestão, seja ela de recursos, pessoal ou tempo e de comunicação por sermos apresentados a funções e/ou cargos que em nada coincidem com o nosso plano de estudos.

Sabemos também que um nutricionista irá certamente integrar uma equipa multidisciplinar seja qual for a sua escolha para o exercício da profissão. E que melhor forma de aprender a trabalhar em equipa durante a sua formação? Estabelecer contactos, transferência de know-how e até quem sabe, o interesse por uma nova área?

Alexandra Rocha, Diogo Santos e Nuno Rafael

Direção ANEN

Envie este conteúdo a outra pessoa