APDPróstata, Sindicato dos Jogadores e APAF juntam em campo rostos conhecidos para pôr o cancro da próstata fora de jogo 565

A propósito do Dia Mundial da Saúde, a Associação Portuguesa de Doentes da Próstata (APDPróstata) vai promover um jogo amigável de futebol no dia 7 de abril, às 11h00, no Campus do Jogador em Odivelas, com o objetivo de sensibilizar a população masculina para o cancro da próstata. A ação conta com o apoio do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) e da Câmara Municipal de Odivelas.

“Mostre um cartão vermelho ao cancro da próstata” é o mote da iniciativa à qual ex-jogadores e figuras públicas se vão associar para chamar a atenção dos homens, em especial com mais de 45 anos de idade, para a importância da prevenção do cancro da próstata, que corresponde à segunda maior causa de morte por cancro, em homens acima dos 50 anos de idade. Silas, Calado, Chaínho e Nuno Valente, bem como Fernando Alvim, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura são alguns dos nomes confirmados para entrar em campo.

“O cancro da próstata, numa fase inicial, pode ser silencioso, não apresentando sinais. Por essa razão, é essencial sensibilizar a população, em especial os homens, para vigiarem a saúde da sua próstata, sobretudo a partir dos 45 anos, através de consultas de rotina com o seu médico”, explica Joaquim Domingos, presidente da APDPróstata.

Joaquim Evangelista, presidente do SJPF, refere que “é com enorme satisfação que o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol comemora o Dia Mundial da Saúde com a realização, no Campus do Jogador, deste jogo de sensibilização para o cancro da próstata. Falamos de uma doença silenciosa que afeta milhares de portugueses, sobretudo a partir dos 40 anos. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do processo de cura e queremos com esta iniciativa despertar consciências, colocando o impacto mediático do futebol ao serviço da comunidade.” Joaquim Evangelista deixa ainda o agradecimento “a todas as entidades envolvidas, Associação Portuguesa dos Doentes da Próstata, Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Câmara Municipal de Odivelas, e em especial aos ex-jogadores e figuras públicas que se associam à iniciativa. A saúde está em primeiro lugar.”

Por sua vez, Luciano Gonçalves, presidente da APAF, lembra que “esta é a segunda vez que nos associamos à APDPróstata no alerta para a prevenção do cancro da próstata. Ficamos satisfeitos de poder dar o nosso contributo para a realização deste jogo que permitirá chamar a atenção dos homens para esta doença.”

O cancro da próstata é um tumor maligno que ocorre quando algumas das células da próstata se reproduzem muito mais rápido do que o normal. Se não for tratado, as células deste cancro podem disseminar-se e invadir partes distantes do corpo, particularmente os ossos, produzindo tumores secundários. Em 2020, foram diagnosticados em Portugal cerca de 7.000 novos casos de cancro da próstata.

Envie este conteúdo a outra pessoa