Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia cria petição para criação do Dia Nacional da SII 1478

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) afeta atualmente cerca de 1 milhão de portugueses, com grande impacto na qualidade dos doentes e elevados custos para a sociedade, pelo que, no âmbito da campanha “Vamos falar de SII”, lançada pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), foi criada uma petição com o objetivo de instituir o Dia Nacional da Síndrome do Intestino Irritável, a 21 de outubro.

“Dado o impacto desta doença, que afeta cerca de 10% da população nacional defendemos a criação de um dia destinado a apoiar quem sofre desta patologia e promover a informação sobre os seus principais aspetos, no sentido da melhoria dos cuidados de saúde! Muitos têm tendência a esconder que sofrem desta patologia. Há uma grande percentagem de pessoas que não têm conhecimento da sua existência”, explica Rui Tato Marinho, presidente da SPG.

“Assinar esta petição vai contribuir para transmitir mais informação não só aos doentes, mas também aos familiares. Trata-se de uma chamada de atenção para os sintomas, permitindo aumentar os diagnósticos precoces desta patologia. Desafiamos, por isto, que os doentes com SII e todos os interessados a assinar esta petição para darmos relevo a uma patologia que é tantas vezes subvalorizada”, afirma, ainda, o presidente da SPG.

Veja mais informações sobre a campanha em www.vamosfalardesii.pt.

Envie este conteúdo a outra pessoa