Prémios VS: Conheça os finalistas na categoria de Alimentação Coletiva e Restauração 349

Falta aproximadamente uma semana para a 2.ª edição dos Prémios VIVER SAUDÁVELEm antecipação da gala da Nutrição, importa destacar os projetos finalistas, relativos às novas categorias da cerimónia: Alimentação Coletiva e Restauração, Nutrição Clínica e Nutrição Comunitária e Saúde Pública.

Numa série de três artigos sobre cada uma das categorias, o último destaque vai para a Alimentação Coletiva e Restauração, onde se encontram dois projetos finalistas: Heróis 0 Desperdício e PSAE.

Desde 2021, a Eurest estabeleceu o compromisso – Planet Promise – onde definiu como objetivo para 2030 a redução em 50% do desperdício alimentar, pretendendo em 2050 tornar-se a primeira empresa do setor Net Zero.

Nest sentido, nasceram os Heróis 0 Desperdício, campanha que visa “consciencializar os jovens consumidores para a importância da redução do desperdício alimentar como forma de garantir a sustentabilidade do nosso planeta”, lê-se no documento de candidatura do projeto aos Prémios VIVER SAUDÁVEL.

Os consumidores são assim desafiados a reduzir o desperdício alimentar. “Com o lançamento da campanha, a organização decidiu estrategicamente alargar a orientação da sua comunicação sobre o desperdício alimentar para os nossos consumidores mais jovens. Este volte-face no target surge numa ótica de investimento para o futuro do planeta, uma vez que as crianças têm uma maior permeabilidade à mudança e um elevado poder influenciador no seio familiar. Assim, influenciamos hoje crianças e as suas famílias, e concomitantemente os decision makers do futuro”, informa a entidade candidata à categoria de Alimentação Coletiva e Restauração.

A implementação desta campanha “permite uma redução de 27% do desperdício alimentar gerado numa unidade de restauração coletiva”. O target da campanha são crianças do 1º e 2 ciclo de escolaridade, “pelo que o suporte da comunicação foi alavancado em peças de comunicação com elevada recetividade para a faixa etária”. “No final da refeição, caso o tabuleiro (sopa, prato, sobremesa e pão) seja apresentado vazio/sem sobras (edíveis), o consumidor recebe um autocolante Herói 0 Desperdício para completar a caderneta. No final da campanha, os consumidores que apresentem a caderneta completa ganham um íman”.

O segundo projeto, intitulado Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar (PSAE), é promovido pelo Município de Torres Vedras desde 2014 e transversal às diferentes fases do processo alimentar, assentando em quatro eixos de ação: produção, aquisição, confeção e consumo.

Procura promover a gestão eficiente e ambientalmente sustentável da prestação do serviço de fornecimento de refeições escolares, através da elaboração de ementas nutricionalmente equilibradas, da adoção de critérios e exigências ambientais no processo de adjudicação dos bens alimentares, da redução do desperdício alimentar inerente ao serviço de refeições, promoção e valorização das dinâmicas locais de proximidade, que potenciam a economia local e o combate à obesidade infantil.

Prémios VS: Conheça os finalistas na categoria de Nutrição Comunitária e Saúde Pública

O público-alvo são os alunos dos Jardins de Infância e 1º, 2º, 3º ciclo do ensino básico, ensino secundário, professores, pais e encarregados de educação, funcionários municipais, IPSS e seus colaboradores, associações locais e Juntas de Freguesia. “Fomenta-se o estímulo das cadeias curtas agroalimentares e a economia circular, adquirindo os bens alimentares a pequenos e médios produtores/fornecedores e exigindo, sempre que possível, a entrega diária de produtos a granel”, lê-se na candidatura do projeto.

Este projeto “reflete o papel de excelência das equipas multidisciplinares, dando destaque ao desempenho do Nutricionista ao nível local, contribuindo para a promoção da saúde da população. Para além da oportunidade de prevenção de gastos adicionais em saúde, a partir da alimentação, permite o abordar de várias temáticas como a sustentabilidade alimentar, economia circular, valorização de produtores/fornecedores locais, e com isto tudo, atuar na estratégia integrada do território, para a promoção da economia local e social”.Os grandes vencedores dos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2022 serão conhecidos na noite de 25 de novembro, no Casino de Espinho, durante a gala de entrega dos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2022. Uma noite de convívio, networking e celebração aberta a todos os nutricionistas.

Para fazer parte da gala mais glamorosa da Nutrição, reserve AQUI o seu lugar. As inscrições ainda estão abertas e são limitadas.

Prémios VS: Conheça os finalistas na categoria de Nutrição Clínica

Os PRÉMIOS VIVER SAUDÁVEL 2022 são uma iniciativa da revista VIVER SAUDÁVEL, que conta com o patrocínio da FRESENIUS KABI e o apoio da Associação Portuguesa de Nutrição (APN), Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP) da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-alimentares (FIPA) e da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN). A revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO, o portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews são os media partners deste evento.

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa