Prémios VS 2023: MuscleNut Study vence na Nutrição Clínica 1652

Os Prémios Viver Saudável 2023, a grande noite de gala da Nutrição em Portugal, realizam-se esta quinta-feira, no Casino Estoril, e já é conhecido o projeto vencedor na categoria de Nutrição Clínica: “Monitorização da massa muscular por ultrassonografia e relação com a intervenção nutricional no doente crítico (MuscleNut Study)”.

MuscleNut Study consiste num estudo observacional prospetivo no âmbito da Nutrição Clínica e dos Cuidados Intensivos, que se encontra a decorrer na Unidade de Urgência Médica do Hospital de S. José (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, Lisboa, Portugal).

Catarina Domingues, nutricionista a exercer funções como estagiária de investigação na Unidade de Urgência Médica (UUM) do Hospital de S. José e investigadora principal do projeto, disse, já com o galardão nas mãos: “É com muito gosto que recebo este prémio, tem um gosto especial como jovem nutricionista. Agradecer à equipa que me acompanha pelo entusiasmo e pelo apoio. Agradeço ainda à minha família e amigos e queria, por fim, agradecer à Viver Saudável por reconhecer este projeto tão importante na área do doente crítico. Este reconhecimento é a prova de que ser nutricionista e cientista em Portugal é difícil, mas não é impossível”.

O estudo é o resultado de um conjunto de atividades realizadas no contexto do recente estágio de acesso à Ordem da nutricionista (5543 N) e investigadora principal, atualmente a exercer funções como estagiária de investigação no CHULC. A equipa de investigação é, além da nutricionista estagiária, constituída pela nutricionista e médicos assistentes da Unidade de Urgência Médica (UUM) do Hospital de S. José, CHULC. EPE.  

O objetivo principal do projeto é a identificação de fatores associados a perfis de variação da massa muscular (avaliada por ultrassonografia), ao longo da primeira semana de internamento em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), com especial interesse nos balanços energético-proteicos, balanço hídrico, diagnóstico de ICU-AW (do inglês Intensive Care Unit Aqwired Weakness, conhecida como miopatia dos cuidados intensivos) e características demográficas, antropométricas, clínicas e risco nutricional do doente. Pretende-se contribuir para a construção de uma coorte inovadora no contexto nacional e internacional e conclusões preliminares que permitam impulsionar a investigação no âmbito da avaliação da massa muscular (AMM), avaliação nutricional e intervenção no doente crítico. 

O outro nomeado desta categoria era o projeto “Healthy Start”.

Envie este conteúdo a outra pessoa